Região
“Era o sonho da minha mãe”; obra de asfalto já transforma a vida da comunidade em Santa Maria do Herval
Asfaltamento é aguardado há décadas pela comunidade
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Ainda falta muito. A previsão de conclusão é somente para o final de 2024. Mas, o que já foi feito está impactando positivamente para a comunidade hervalense: tanto pela melhor qualidade de vida, como perspectiva futura.
O asfalto entre Santa Maria do Herval e Gramado segue avançando. Conforme o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), os primeiros quatro quilômetros da ERS-373 já foram entregues.
Ao todo, 17 quilômetros receberão intervenções – 10 km com pavimentação e nos demais serão realizadas ações de recuperação. Os serviços fazem parte do Programa Avançar e a previsão é que ainda neste ano mais três quilômetros sejam liberados para o tráfego. O investimento é de R$ 37 milhões.
UM SONHO DE DÉCADAS
Sibele Land, 52 anos, hoje mora em Dois Irmãos. No último final de semana voltou para a casa da família cujo trecho foi concluído há alguns dias (entre Boa Vista e Alto Padre Eterno). “Era o sonho da minha mãe. Como eu queria que ela pudesse ver. Ficaria tão feliz.”
Nair Hulda da Silva faleceu há 10 anos, aos 80. “Era o sonho dela ver este asfalto”, conta Sibele.
Ela morou no endereço por mais de 55 anos, quando vieram de Novo Hamburgo.
Uma das situações mais críticas era a poeira constante. Agora, quem vive no trecho pode respirar aliviado, além de poder fazer planos para o futuro.
Bloqueios
Conforme a obra vai avançando ocorrem bloqueios na pista. É necessário que os motoristas se atenham à sinalização da via que indica os caminhos para desvio.