Região
Escoteiros Araquã plantam mais de 700 árvores nas áreas afetadas pelas enchente em Picada Café
Picada Café – No último dia 14, o Grupo Escoteiro Araquã promoveu uma ação de grande impacto ambiental com o plantio de mais de 700 mudas de árvores em áreas de mata ciliar, duramente afetadas pelas recentes enchentes, no bairro Joaneta, nas terras de Ambrósio Welter e João Federhen. A ação, que contou com a participação ativa de voluntários e escoteiros, faz parte da tradicional ação anual do grupo voltada para a recuperação e preservação de ecossistemas naturais.
DOAÇÕES
As mudas plantadas foram recebidas de diferentes fontes, somando um total de 715 árvores. A Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), doou 565 mudas, enquanto as outras 150 foram fornecidas pelo chefe Edemar, através do Viveiro Empresa da Praia Ltda, localizado na Linha Temerária, em Nova Petrópolis. Essa colaboração foi essencial para viabilizar o projeto de recuperação da mata ciliar, uma área de grande importância ambiental. A mata ciliar, como o próprio nome sugere, age como uma proteção vital para os rios e suas margens, prevenindo a erosão, ajudando a controlar enchentes e filtrando poluentes. A recuperação dessas áreas, principalmente após eventos climáticos severos, é essencial para garantir a saúde dos cursos d’água e a preservação da biodiversidade ao seu redor.
FUTURO SUSTENTÁVEL
“A cada muda plantada, damos um passo em direção à construção de um futuro mais sustentável e equilibrado”, destacou a coordenação da ação. “Essas iniciativas têm um impacto direto na prevenção de novos desastres ambientais e na proteção da nossa comunidade”, acrescentou. Além de escoteiros, a ação contou com o apoio de voluntários que, mesmo à distância, contribuíram de diversas maneiras para o sucesso da atividade. “Nosso agradecimento vai a todos que se envolveram, seja no plantio ou apoiando de alguma forma. Juntos, estamos fazendo a diferença e contribuindo para um mundo melhor”.