Região

Escritoras de Nova Petrópolis participam da Bienal do Livro de São Paulo

30/09/2024 - 17h00min

Atualizada em 30/09/2024 - 17h02min

Helena Klein e Edineia Werner contam a experiência em um dos maiores eventos literários do Brasil

GIAN WAGNER BAUM

Nova Petrópolis – As escritoras Edineia Werner e Helena Klein participaram em meados de setembro da 27 Bienal Internacional do Livro de São Paulo, um dos mais importantes eventos literários do País. Helena lançou seu livro “Short Stories for fearless Kids”, escrito em inglês e traduzido para o português, e Edineia aproveitou o evento para fortalecer a rede de contatos e deixar exemplares com nomes importantes como Lilian Cardoso e Tiago Valente.

A oportunidade de participar do evento surgiu, para Helena, através da Editora Appris, responsável pelo “Short Stories for fearless Kids”, que fez o convite para fazer o lançamento durante a Bienal. “É um livro bilíngue inglês-português com dez contos de terror, apresentando monstros da literatura clássica para novas gerações”, explica Helena. Já Edineia, em primeiro momento se credenciou como escritora independente, mas logo depois teve um de seus contos selecionados para a antologia “A Biblioteca Mágica”. “Sempre tive a pretensão de conhecer uma Bienal. A história (presente na antologia) foi inspirada nas minhas andanças por Genebra e chama e ‘A Volta das Águas'”, conta Edineia. A obra também conta com um conto de Helena e foi lançada na Bienal em 7 de setembro, uma semana antes da participação das escritoras na Bienal.

ENCANTADORA, PODEROSA E DESLUMBRANTE – A Bienal do Livro de São Paulo é internacionalmente reconhecida e participar de um evento assim é um marco na carreira de um escritor. As escritoras de Nova Petrópolis se encantaram com a estrutura e a imponência do evento. “A Bienal é uma gigante dentro do cenário editorial. É ver muito e ser visto, entrar em contato com quem produz literatura no país, uma experiência incrível e muito satisfatória, você entra em um mundo em que está como escritor, mas também tem seu lado leitor deslumbrado. A feira é encantadora e poderosa”, diz Helena. “É muito potente estar em um evento tão grande do mercado editorial. Acabamos vendo muitas novidades do mercado, estratégias de editoras e dos autores e sempre se volta de eventos assim com muito gás. Além, é claro, do deslumbramento de ser leitora e se deparar com elementos das histórias favoritas”, relata Edineia.

Um país leitor
O Brasil nem sempre é tido como um país leitor. Mas essa imagem ruim acaba se desfazendo quando se entra em contato com um evento que movimenta as engrenagens do setor. “A Bienal fez com que eu refletisse sobre o que se diz sobre o brasileiro, que nós não somos um país leitor. Acho que a Bienal com seus números e esgotamentos de bilheterias mostra o quanto isso é um equívoco. As estruturas criadas pelas empresas com grande apelo visual e cenários de interação fizeram da Bienal um grande palco de leitores felizes. Aos escritores independentes, a grande circulação e acesso a nomes importantes do mercado editorial, fez com que eu compreendesse melhor o cenário atual do meio. Poder conversar e ter a atenção dessas pessoas foi realmente muito bom”, avalia Helena.

“Short Stories for fearless Kids” ou “Contos Para Crianças e Adolescentes Destemidos” é o livro Bilíngue de Helena Klein

Combustível para os sonhos
A escritora Edineia encontrou em São Paulo muita inspiração. “Vê-se grandes produções e o quanto as editoras investem para tornar os estandes atrativos. Mesmo se você não é um leitor assíduo, é impossível sair de lá sem um livro porque o marketing é sutil e poderoso. Além disso, ver o evento lotado e com literatura nacional entre as mais vendidas gera na gente um combustível para os sonhos. Escutar pessoas como Carla Madeira que publicou independente e hoje é um estouro de vendas é muito impressionante”, conta.

A Casa da Esquina, de Edineia Werner, será lançado dia 26

Como ler as autoras de Nova Petrópolis?
Os livros das autoras participantes da Bienal já estão disponíveis ao público leitor. “Short Stories for fearless Kids” pode ser encontrado no site da Editora Appris, na Amazon e nas principais plataformas de compra de livros. Além disso, quem desejar que ele seja personalizado, pode entrar em contato com a Helena. Já “A Casa da Esquina”, que lança dia 26 de outubro, pode ser encontrado no site da Editora Opera. A antologia com participação das duas escritoras pode ser adquirido no site da Editora Lura.

Mais obras
Helena e Edineia possuem outras obras. Helena já publicou Efeitos do Amor; A Casa; Insanis; Hver tordag er magi; A Caixa de Brinquedos – Die Spielzeugkiste; A Caixa de Brinquedos – o ano da pandemia; e antologias O Reino dos Sonhos; Crônicas da Manhã; Crônicas da Noite; Quebra-ventres; Terapia Integrativa: um encontro com eu, entre outros.
Edineia teve participações em antologias, como a “Herdeiros do Armagedom” que está em pré-venda, na “Gamefique-se” que trata de jogos na 1001 poetas, maior antologia de poesia do Brasil, e também as obras solo, como o “Tríade para Fogueiras”, premiado na Suíça, e o “Descaminhos e Outros Caminhos” e “Vendo de Perto”, disponíveis em e-book na Amazon e em livro físico no Clube de Autores.

Lançamentos previstos
Helena tem ainda muitos lançamentos previstos para os próximos meses, com destaque ao trabalho que será publicado pelo Coletivo de Escritores de Nova Petrópolis. As obras são Horóscopo da Tarde, em coautoria com Fernando H. D. Agert, segunda parte da trilogia Horóscopo da Noite; e uma antologia muito especial, que está sendo preparada com muito carinho pelo Coletivo de Escritores de Nova Petrópolis pelo ano do Bicentenário da Imigração e participo de outras duas antologia: uma bilíngue português-inglês pela Lura Editorial, com publicação no Brasil e nos Estados Unidos: Era uma vez – Once upon a time e outra franco-brasileira Terapia Integrativa: eu no mundo.

LEG: np escritoras bienal gw 01
LEGENDA: As amigas escritoras Edineia e Helena compartilham o amor pela literatura

Copyright© 2020 - Grupo o Diário