Região
Espetáculo “As Phynas em Fenabephy” levou humor e inclusão à Apae de Ivoti neste sábado

IVOTI – A arte do riso, com sensibilidade e protagonismo feminino, esteve em destaque em Ivoti entre os dias 19 e 21 de junho, com a realização do projeto “As Phynas Compartilhando Taças e Graças da Mulher Palhaça”, todas as atividades contaram com tradução em Libras e bate-papo com as atrizes ao final das sessões, fortalecendo o caráter acessível e reflexivo do projeto.
As atividades começaram na quarta-feira (19), na Sociedade Harmonia, com o espetáculo “Enólifa Someliê”, que uniu leveza e humor para brindar o cotidiano feminino, envolvendo o público em reflexões sensíveis por meio da linguagem da palhaçaria.
Na quinta-feira (20), foi a vez do Centro de Referência da Mulher receber uma vivência exclusiva para mulheres adultas, oferecendo um espaço seguro para experimentação, expressão e conexão por meio da figura da palhaça.
A programação foi encerrada na manhã deste sábado (21) com o espetáculo “As Phynas em Fenabephy”, na Apae de Ivoti, que combinou humor, sensibilidade e inclusão. A apresentação promoveu a interação com o público e reforçou o direito universal de acesso à cultura.
Sobre o coletivo “As Phynas”
Criado em 2019 pelas atrizes Diane Schizzi Becker e Mônica Blume, o coletivo “As Phynas” tem como objetivo aprofundar a linguagem da palhaçaria feminina, aliando humor e crítica social com um olhar atento às questões do cotidiano. O grupo também promove vivências e encontros entre artistas, estimulando o protagonismo feminino na cena cultural.
Um dos espetáculos do coletivo, “Enólifa Someliê”, já percorreu diferentes cidades e está confirmado para apresentação em um festival nacional em 2025.