Região
Estacionar na Ponte do Imperador está proibido a partir desta semana
Ivoti – Está proibido, a partir desta semana, o estacionamento de veículos sobre a Ponte do Imperador e em seus acessos, localizados no Núcleo de Casas Enxaimel. A medida atende a uma solicitação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pretende preservar a integridade estrutural e a ambiência do local, que é reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional.
A Ponte do Imperador é um dos principais marcos históricos de Ivoti. Construída entre os anos de 1857 e 1864, a estrutura foi fundamental para o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento da região. Seu nome homenageia Dom Pedro II, que destinou recursos para sua construção. Com 148 metros de extensão, a ponte segue o estilo romano e é feita de pedra grês encaixada, formando três grandes arcos sobre o Arroio Feitoria.
O registro oficial do Iphan ocorreu em 1986. Situada a cerca de 1 km do Centro da cidade, a ponte integra o Núcleo de Casas Enxaimel, um conjunto arquitetônico e paisagístico de grande valor histórico e cultural para o município.
