Região
Estância 360 é aprovado pela Câmara de Estância Velha
Por Geison M. Concencia
Estância Velha – O projeto que planeja a cidade até 2050, formado por um grupo de voluntários de diversos segmentos sociais, foi aprovado na sessão ordinária da Câmara, na terça-feira (23).
Plenário estava lotado e contou com a presença de diversos voluntários que contribuíram com o projeto, que busca soluções estratégicas para um município cada vez mais próspero. A partir da aprovação do Estância 360, o Executivo terá um norte para criação de projetos voltados para o desenvolvimento da comunidade, de acordo com propostas formadas por ela mesma.
O projeto é deliberativo, portanto, sua execução é obrigatória. Conforme a Prefeitura elaborar projetos de lei, uma comissão, chamada de Conselho de Gestão, avaliará se a lei segue as diretrizes do Estância 360. Se estiver de acordo, pode ir à votação pela Câmara.
O Estância 360 conta com diretrizes em diversos setores, entre eles, a educação, gestão cooperativa, cidade do patrimônio germânico, experiência rural, cidade digital, negócios conscientes, ambiental, desenvolvimento regional, acolhedora, consciente coletivo e da paz e do bem viver.
O líder do projeto, Eduardo Cansi, ressaltou o sentimento de gratidão quanto a aprovação do 360, depois de dois anos de elaboração junto a comunidade. “Depois da aprovação, o desafio será outro: colocar em prática todas as ideias para uma Estância Velha melhor. E que ela volte a ser uma potência, assim como foi no passado”, disse Cansi.
FOTOS: Tiago Rodrigues