Região

Estância Velha já soma cinco homicídios nos primeiros cinco meses do ano

15/05/2024 - 11h06min

Atualizada em 15/05/2024 - 11h11min

A violência e a frequência empregadas em uma série de crimes registrados neste ano têm assustado a comunidade nos primeiros meses de 2024. Entre janeiro e maio, em cinco meses, o município já soma cinco homicídios, três deles execuções com tiros, inclusive de armas de grosso calibre. O último deles ocorreu na noite de ontem.

O primeiro crime do ano ocorreu ainda no dia 10 de janeiro. Na ocasião, um duplo homicídio vitimou o casal Antônio Sérgio Gonçalves Júnior, 50 anos, e Maura Raquel Frasão Gonçalves, 45. Quando saíam para socorrer a filha e o genro, que haviam ficado sem gasolina na motocicleta, foram surpreendidos por um homem armado que descarregou a arma, disparou uma rajada de tiros contra as vítimas no bairro Rincão Gaúcho.

O crime foi elucidado recentemente, com a prisão de uma mulher, mandante do crime, e de um homem, autor do homicídio. O alvo da dupla era o genro das vítimas – ex-namorado da mandante -, que estaria fazendo ameaças contra ela e seus filhos por não aceitar o término do relacionamento, mesmo já namorando a filha de Antônio e Maura.

Já na madrugada do dia 4 de abril, outro duplo homicídio foi registrado na cidade. Na ocasião, José Cristiano Garcia, 43 anos, e Mateus de Brito Lopes, 27, foram mortos durante outro duplo homicídio O crime aconteceu por volta da 0h30, na rua Euclides Monteiro, bairro Rincão dos Ilhéus.

Os dois eram naturais de São Leopoldo, mas estariam morando recentemente em Estância Velha. No momento do crime, estavam acompanhados de mulheres e de uma criança, quando foram surpreendidos por criminosos fortemente armados, que ingressaram vestindo uniforme azul, boina e coturnos pretos. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Identificado o homem executado na noite de terça-feira

Foi identificado como Marciel Henrique Souza Santos o homem de 36 anos executado com vários tiros na rua Portão, bairro Bela Vista, na noite de terça-feira. O crime foi registrado por volta das 21h, quando a vítima foi alvejada por mais de 30 tiros, dos quais pelo menos 15 teriam atingido o seu corpo.

Conforme informações preliminares, ele estaria em um bar momentos antes, mas não está esclarecido se algo teria ocorrido no local. Após sair do estabelecimento, Santos foi acompanhado por um carro Volkswagen Golf prata, até que, na esquina com a rua Egon Schimitz Haus, foi executado por diversos tiros.

Para a execução, os criminosos utilizaram armas de grosso calibre, incluindo pelo menos um fuzil. O Corpo de Bombeiros Militar de Estância Velha chegou a ser acionado para socorrer a vítima, que já estava em óbito no momento da chegada do socorro.

O local foi isolado pela Brigada Militar e Guarda Municipal, até a chegada do Instituto Geral de Perícias (IGP). Buscas chegaram a ser realizadas para tentar localizar os autores, mas os criminosos não foram encontrados.

O já está sendo investigado pela Polícia Civil, através da Delegacia de Estância Velha.

Sair da versão mobile