Região
Estância Velha revitaliza sua reserva ecológica

No último sábado, 22, a Prefeitura realizou a reinauguração da Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, local popularmente conhecido como Matinho da Prefeitura, que fica na rua Machado de Assis, 10, bairro União. O local, que já era muito procurado para trilhas e atividades das escolas, agora conta com uma nova sede que disponibiliza um espaço para atividades de pequenos grupos, além de banheiros com acessibilidade. O acesso à Reserva Ecológica foi remodelado, com melhoria nas escadas e pórtico de acesso, além da construção de uma rampa acessível.
O dia de inauguração reservou atividades voltadas à preservação do meio ambiente. Orientados pelos colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente, foram realizadas brincadeiras, oficinas ministradas pela Emater, ação sobre a prevenção da dengue, conduzidas pela equipe da Vigilância em Saúde, música e capoeira apresentados pelos alunos da Estação Ecologia, sessões de yoga, e a apresentação musical, a cargo de alunos da Orquestra Infanto-juvenil de Estância Velha. “Estou muito emocionada porque sei que estamos realizando um sonho antigo de muitos ambientalistas da nossa cidade”, comentou a secretária do Meio Ambiente, Viviane Diogo.
Trilha Ecológica
A atividade mais aguardada do dia aconteceu na parte da tarde. A trilha ecológica com atividades dinâmicas foi o ponto alto do dia especial da reinauguração da área verde localizada bem no meio da zona urbana. Na parte externa do Matinho, produtores rurais e expositores realizaram uma feirinha de produtos e artesanato. “Tudo foi pensado para aproximar a comunidade, principalmente as nossas crianças, da natureza, para que possam desfrutar e aprender a importância em preservá-la”, comentou o prefeito Diego Francisco. O investimento nas melhorias, conforme licitação, foi de R$ 208 mil.
Como visitar
A Reserva Ecológica, que conta com 32 mil metros quadrados, apresenta a biodiversidade da mata Atlântica, incluindo árvores centenárias, e pode ser visitada por grupos, estudantes e a comunidade mediante agendamento na SEMAPA. O local será aberto para visitação nas sextas-feiras das 8 às 10h e das 14h às 16h, conforme agendamento, com trilha e atividades guiadas. Os agendamentos devem ser feitos pelo telefone (51) 3561-4050 – SEMAPA.