Região
Estanciense, destaque do Downhill, se prepara para temporada mundial na Europa
Andorra e França são os destinos da atleta nos próximos meses.
Larissa Luzz, de 17 anos, conquistou mais um título na modalidade Downhill de ciclismo. Desta vez foi no campeonato Pré-brasileiro, em Pomerode-SC. Ela completou o circuito em 3m27s, sagrando-se campeã na categoria Elite Feminino. O evento que ocorreu no domingo, 30 de junho, foi uma etapa de preparação para o Campeonato Brasileiro de Downhill, marcado para os dias 27 e 28 de julho. Além disso, recentemente, Larissa recebeu duas grandes notícias: sua confirmação em dois importantes eventos mundiais, o Campeonato Mundial de Downhill em Andorra e a Copa do Mundo de Downhill na França.
Preparação para o Mundial
Larissa está ansiosa para a jornada emocionante ao Mundial em Andorra, que ocorre de 28 de agosto a 1º de setembro. Ela ressalta que a preparação é intensa. “Eu treino bastante nos finais de semana, e durante a semana faço musculação todos os dias. Tenho esse planejamento focado no desempenho na pista, com uma alimentação controlada sob a orientação do meu nutricionista”, relata. Em junho, a atleta ganhou uma nova bicicleta de outro piloto, um presente que surgiu como uma surpresa. “É a mesma bike que irei utilizar no mundial, pois tem um nível superior à que eu estava usando antes”, comenta.
Adaptação
Para se adaptar à altitude e aos terrenos diferentes, Larissa chega em Andorra no dia 16 de agosto, com tempo suficiente para treinar e se ambientar. “A primeira ideia é chegar lá e descansar, pois teremos muitas horas de voo. Nos outros dias, vou treinar e me acostumar com a altitude, que é bem diferente daqui”, explica. Além disso, ela destaca que existe uma diferença entre os morros brasileiros e as montanhas elevadas do local da competição, que são bem mais altas. Por isso, o seu planejamento incluirá treinos diários em um Bike Park na montanha, próximo à pista do campeonato.
Copa do Mundo na França e Objetivos
Na terça-feira, dia 2 de julho, ela recebeu outra ótima notícia, confirmando sua presença na Copa do Mundo de Downhill na França. Assim, logo após o Mundial em Andorra, a estanciense embarca para a França na disputa pela competição que ocorre de 6 a 8 de setembro. Para os dois campeonatos, Larissa tem grandes objetivos: “Quero representar o Brasil da melhor forma possível, dar o meu melhor e trazer os títulos para cá.”, salienta. Além das competições, ela busca evoluir tanto mentalmente quanto nas técnicas da bike, aprendendo com pilotos mais experientes e aproveitar o momento. “É meu sonho”, relata.
Ajuda
Com os custos estimados em aproximadamente R$ 30 mil, a atleta ainda busca patrocínios e apoio financeiro. Para isso, ela abriu um PIX e uma rifa para ajudar nas despesas, divulgados em seu perfil no Instagram ‘larissa.luzz’.