Região
Ester e Maurício iniciam com foco na agricultura
De cada R$ 10 arrecadados em Hortêncio, R$ 6 vem do setor primário
Por Nadine Dilkin
São José do Hortêncio – Em entrevista com a prefeita Ester Elisa Dill Koch e o vice-prefeito José Maurício Heck, foi destacado que o retorno de ICMS no setor primário atualmente é de 61% em São José do Hortêncio. Ester pretende crias novos programas e dar mais incentivos aos agricultores. “O hortifrúti está forte e queremos ampliar neste setor”, ressalta.
Um dos objetivos para os quatro anos de mandatos: “Queremos manter aquilo que nos validou a reeleição, um bom atendimento na área de saúde”, conta Ester. Uma das ações que já foi tomada é a ampliação de atendimento da farmácia básica municipal, para às 22 horas.
PRIORIDADES
O vice-prefeito destaca duas prioridades para o mandato. Pretendem junto ao prefeito de Presidente Lucena, Luiz Spaniol, fazer a substituição da ponte de ferro. Maurício conta que está sendo elaborado um laudo técnico: “Nossa preocupação é com as carretas que passam com carga maior do que o permitido”, relata. Outra meta é fazer a ligação asfáltica da sede com Capela do Rosário.
“Não podemos ficar de braços cruzados diante da situação da ponte de ferro.”
Com viagem programada para Brasília em março, relatam que já estão com um projeto cadastrado, de desapropriar a área ao lado da Escola São José, para fazer um anexo. E foram contemplados, para fazer melhorias no Parque Municipal. Será refeita a pista de caminhada, o campo de futebol, e terá iluminação no local. E como já foi anunciado, a Praça dos Imigrante será revitalizada.
PREOCUPAÇÃO
Um dos pontos preocupantes da prefeita e do vice é a falta de mão de obra no modo geral, tanto na prefeitura como também nas indústrias e comércios. Maurício comenta que muitos moradores trabalham em outros municípios e fica difícil trazê-los de volta. Outro ponto que pretendem melhorar é o turismo. “Temos espaços lindos, estamos trabalhando nisso, estão tendo cursos de turismo rural, para incentivar”, explica Ester.
A prefeita destaca que tem uma boa relação com a Câmara de Vereadores. As sessões são semanais, e o legislativo ainda não tem espaço próprio. As sessões acontecem atualmente em um prédio em frente ao Mercado São José. “Ficou bem localizado e agora o pessoal está frequentando as sessões”, conclui.