Conecte-se conosco

Região

Estofados Rincão completa 12 anos de atuação em Santa Maria do Herval

05/03/2024 - 10h44min

Atualizada em 05/03/2024 - 10h45min

Empresa formou lideranças locais. Na foto, Anderson, Giba, Cíntia Zimmer, Edson Stuberger e Noeli (FOTOS: Cleiton Zimer)

A indústria veio para o município trazendo inovação e novas possibilidades de trabalho

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | Hoje, 5 de março, a Alles Espumas e Estofados – do Grupo Rincão – completa 12 anos em Santa Maria do Herval. Situada no bairro Boa Vista, a fábrica surgiu como uma novidade em uma cidade que até então tinha sua mão de obra direcionada massivamente para o setor calçadista, frigorífico e construção.

Ao se instalar no Teewald teve que não somente buscar trabalhadores, mas qualificá-los para uma matriz diferente de produção à qual estavam habituados. Assim, começando com 10 funcionários – 6 na montagem e 4 na costura –, constituíram um processo, formaram líderes e hoje contam com 42 colaboradores.

Iniciaram num prédio menor, comprado pronto. O sucesso foi notório e em dois anos construíram um maior, logo ao lado, no qual funciona a linha de montagem desde 2014. A costura segue onde tudo começou.

NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO

A vinda para o município se deu em 2012 diante da necessidade de ampliação na produção em Joaneta, Picada Café. “A gente estava limitado na matriz. Tinha bastante serviço, pedidos, mas não conseguíamos produzir mais por questão de espaço e pessoal”, lembra o supervisor local Gilberto Prelelue Fontura, 42 anos, o Giba – que faz parte do grupo desde 1998 e foi o precursor da vinda para o Teewald.

A empresa veio procurando mão de obra. Teve outros municípios, mas a escolha foi de vir para cá”. Giba conta que quando a notícia se espalhou várias pessoas vieram fazer ficha. “Hoje já é diferente, a mão de obra está mais escassa.”

Com perspectiva profissional aos colaboradores, a empresa produz estofados de qualidade com uma equipe qualificada desde a costura, montagem, colagem de espuma e estofamento.

O mercado que o grupo abrange é reflexo da credibilidade conquistada: atuando principalmente no Rio Grande do Sul mas com presença no litoral de Santa Catarina e parte do Paraná.

DE PONTA A PONTA

Giba é das antigas. É da época dos sofás anteriores a essas linhas modernas de atualmente. Começou na matriz e depois também na La Form, que é outra filial que fica no Centro de Picada Café.

Giba foi o precursor da vinda para o Herval

Desde o início se dedicou a todos os processos dentro da fábrica o que, ao longo dos anos, o qualificou para assumir seu papel de liderança. “Atuei desde a montagem de estrutura até a costura”, lembra, agradecendo à Sandra Arneck que na época o ajudou na parte de costura.

Aqui no Herval é um lugar calmo, tranquilo, e quando chegamos fomos muito bem recebidos. Trabalhar aqui tem sido muito bom”, disse, agradecendo toda equipe e parceiros.

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

Anderson Cassiano Hörlle, 27 anos, está na fábrica desde 28 de janeiro de 2014. É seu primeiro emprego formal de carteira assinada.

Anderson está desde 2014 na empresa

Entrou e aprendeu de tudo um pouco, atuando em diferentes “grupos” internos e se aperfeiçoando nos processos. Com isso se tornou montador profissional de estrutura e líder. “Gosto muito, do trabalho, da companhia e da empresa como um todo.

DEPOIS DE 20 ANOS NO CALÇADO

Noeli Boufleur Steffen, 47 anos, é a supervisora da costura. Ela, além de Giba, é a funcionária mais antiga. “Tinha 20 anos de calçados, e quando falaram que viria a estofados para cá pensei que queria fazer uma coisa nova”, conta.

Noeli é a supervisora da costura

E deu certo. Se cadastrou e participou do processo de preparação ao longo de dois meses na matriz. Hoje está à frente da costura enquanto Giba, Edson e o Anderson coordenam a montagem. “Gosto do que faço, de trabalhar com as pessoas”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.