Conecte-se conosco

Região

Estudantes de São José do Hortêncio conhecem divisas do Município

01/12/2023 - 13h33min

São José do Hortêncio – Alunos do terceiro ano da Escola Municipal São José, acompanhados das professoras Josiane Weber e Taliele Dietrich, embarcaram em uma jornada turística para descobrir as divisas do município e explorar pontos históricos e turísticos. A animação dos pequenos era evidente.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo elaborou um roteiro detalhado, complementado por um mapa ilustrativo, imagens dos locais e atividades interativas, como perguntas e respostas, além de sorteios de brindes para envolver os alunos. Foram visitadas diversas áreas do interior do município, passando por igrejas, sociedades, casas históricas, pontes, divisas com outros municípios, morros e paisagens deslumbrantes.

Foi uma jornada incrível, repleta de aprendizado, e todos estão ansiosos pelo próximo passeio. O secretário de Desenvolvimento Social, Econômico e Turismo, Deonisio Schafer e o diretor de Turismo, Jacson Hartmann, responsáveis pela organização e logística do passeio, expressam um agradecimento especial ao Sicredi São José do Hortêncio pela generosa doação dos brindes, que tornaram essa experiência ainda mais memorável. O passeio aconteceu no dia No dia 24 de novembro.

Segue abaixo relato do Diretor de Turismo Jacson Hartmann sobre o passeio:

– Um passeio pela nossa história

– Saímos da EMEF São José às 13h30mim do dia 24 de novembro de 2023.

– Passamos pela rodovia VRS 874 até a localidade de Arroio Bonito, e pelo caminho vimos paisagens com muitas árvores, estradas rurais, plantações, algumas casas novas e antigas, além da antiga estrada do Morro da Vigia que leva para São Sebastião do Caí.

– Chegamos aos primeiros pontos de passeio, a Sociedade Cultural Esportiva Alegria e a Comunidade Evangélica da Paz. Neste local vimos o prédio da sociedade onde acontecem muitos eventos, casamentos, bailes, o campo de futebol, o cemitério histórico, a igreja, a escola e algumas casas.

– Seguindo adiante chegamos à Valle Vita, uma empresa hortenciense que se localiza nas proximidades da divisa com São Sebastião do Caí.

– Após, partimos por estrada de chão para o Campestre, e observamos em alguns pontos as marcas da recente enchente, as terras da localidade são mais baixas em relação a outros pontos do município, e por conta disso o rio, quando transborda, atinge as propriedades dos moradores do Campestre.

– Nossa primeira parada aconteceu na ponte que faz divisa com São Sebastião do Caí e Portão.

– Após este local chegamos na igreja Exaltação Santa Cruz, onde falamos de uma antiga capela de 1958 que havia no local, mas foi demolida próximo ao ano 2000 quando a igreja nova estava em construção.

– Seguindo viagem fomos até a nova ponte entregue esse ano, que faz divisa com a cidade do Vale Germânico, roteiro que São José do Hortêncio também integra, Lindolfo Collor. Neste local conseguimos constatar a erosão do rio, a força da água e a ação do homem que acaba contribuindo para esse fenômeno.

– Após esta parada seguimos viagem, uma pequena parada na frente da casa do ex prefeito Anibaldo Petry, que em sua residência criou um museu com muito da história de São José do Hortêncio. Seguindo viagem à região central da cidade fizemos uma breve parada em frente à JJ Trein Gasthaus, uma antiga hospedagem construída em 1829, esta que está bastante danificada e provavelmente é a construção mais antiga do município até o momento, e posteriormente o novo prédio em frente ao antigo, que foi construído por volta de 1900.

– Após esta parada seguimos para a Estrada Passo Fundo que segue em direção a Roncador, na cidade de Feliz. No topo do morro, bem próximo ao ponto mais alto da cidade, Morro da Vigia, constatamos uma linda paisagem da região. Um ponto inspirador na região.

– Seguimos adiante até a antiga Escola Paroquial São José, uma antiga escola de freiras da comunidade católica, esta que foi fundada em 1848. Atualmente a escola pertence ao município e passará por restauração para abrigar um centro cultural, museu, centro de eventos. Com certeza é um local de muito valor histórico na área central da cidade, que merece ser preservada e cuidada por todos nós.

– Parada seguinte: a famosa Ponte de Ferro Engenheiro Daniel Ribeiro, inaugurada em 1961, ao som da Banda Municipal 8 de Setembro. O evento contou com a presença do primeiro prefeito de Estância Velha, Victor Schuck (in memorian), que não mediu esforços para trazer a obra para a cidade. A ponte foi um grande marco para o progresso da região na época. Do lado de lá ficava Estância Velha e do lado de cá pertencia a São Sebastião do Caí. Atualmente fica a divisa com Presidente Lucena.
Antes da ponte falava-se que nossa cidade era uma cadeia, pois na época de cheias ficávamos presos aqui, não podíamos atravessar para o outro lado, então isso deu nome ao Rio Cadeia.
– O passeio continuou agora para o Morro Grande, um local onde vemos bem do alto a nossa linda cidade e a avenida de sete quilômetros Mathias Steffens, uma das maiores avenidas do Estado em extensão. Neste morro temos a divisa com Linha Nova.
– E por último, o local que por falta de tempo não visitamos mas é muito importante, é Capela do Rosário, que também tem a divisa com Linha Nova. Uma localidade maravilhosa, cercada de morros e muita natureza, uma pequena igreja e lindas casas antigas, esta localidade guarda muita história e eventos que aconteciam no antigo Salão Ludwig, um ponto de encontro famoso antigamente, onde aconteciam bailes, festas e casamentos.
– Vale a pena conhecer cada canto da nossa cidade e entender que tudo tem o seu valor, nosso município é um dos mais lindos da região por sua geografia e por tudo que temos a oferecer, comida, cultural, tradições, eventos, belas paisagens, rio, cascatas, casas antigas. Isso tudo é nosso e precisamos preservar esta cidade para o futuro, vamos cuidar do que é nosso.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.