Região
Estudantes do curso rural da Emater-RS visitam propriedade em Ivoti
Ivoti – Ivoti recebeu na tarde da última quarta-feira, 27, alunos do curso de empreendedorismo e desenvolvimento para a juventude rural da Emater-RS. Os estudantes visitaram a propriedade da família Graeff, na Picada Feijão. Durante o encontro, os agricultores: mãe, pai e filhos, contaram a história da família, a relação com o campo, respeito ao meio ambiente, práticas conservacionistas, diversificação das atividades agrícolas e, principalmente, a permanência dos filhos na propriedade. A formação conta com 50 jovens de diferentes realidades regionais das macrorregiões centro-sul, Vale dos Sinos e Paranhana.
O CURSO
Já na sua terceira edição, o curso conta com 6 módulos com atividades teóricas e práticas, no período de março a agosto deste ano e tem como objetivo geral contribuir na construção de possibilidades de permanência de jovens no meio rural para serem protagonistas e empreendedores do processo de perspectivas de sucessão rural.
“É sempre muito gratificante recebermos alunos para conhecer as boas práticas dos nossos produtores. Ainda mais quando falamos da família Graeff, que é exemplo no âmbito rural”, comenta o engenheiro agrônomo da Emater de Ivoti, Felipe Dias.
FAMÍLIA GRAEFF
Jonas, Antônio, Maria e Vanessa. Esses são os responsáveis pelos produtos produzidos pela família Graeff. A área, localizada na Picada Feijão, possui 3,8 hectares. São cultivados na propriedade alface, rúcula, cenoura, beterraba, rabanete, couve-flor, brócolis, repolho, cebola, aipim, frutas, feijão, ovos, sabão e muito mais. A venda dos produtos é feita em feiras públicas e privadas, alimentação escolar, online, na propriedade, mercados e atacadistas.
“Para nós é muito importante poder contar a nossa história, mostrar um pouco do que a gente trabalha e o nosso exemplo para esses alunos”, relata Vanessa Graeff, integrante da família.