Conecte-se conosco

Região

Etapa um da revitalização e restauro da Sociedade Concórdia

02/04/2024 - 14h30min

Atualizada em 02/04/2024 - 15h57min

Ivoti – A Sociedade Concórdia, um dos símbolos culturais para a memória de Ivoti, está passando pela primeira etapa de revitalização e restauro de sua estrutura. Além da preservação do ambiente, o objetivo é que o local volte a ser um espaço cultural. O processo iniciou em 2023 e é composto por três estágios.

A revitalização do espaço teve em sua primeira etapa: o levantamento cadastral e mapeamento de danos; projeto de restauração arquitetônica e reciclagem de uso; e projetos complementares e auxiliares de engenharia. Ao todo, R$180.300,00 serão investidos nesta primeira etapa. O valor é viabilizado por meio do Sistema Pró-cultura/Lei de Incentivo à Cultura (LIC/RS), regulamentado pela Lei nº 13490/2010.

Após a conclusão da etapa um, que será formado por três estágios, novas etapas serão executadas a partir de novos projetos aprovados em leis de incentivo. Com a conclusão de todas as etapas previstas, a pretensão é que a Sociedade Concórdia tenha um teatro com palco e espaço para plateia, mantendo o espaço do bolão e será criado um memorial, com matérias, fotos e itens utilizados na Sociedade Concórdia ao longo dos anos. Além disso, a criação de salas multiúso destinadas para ensaios de grupos artísticos e culturais da cidade.

Sobre a Sociedade Concórdia

Construída em 1924, a Sociedade Concórdia, localizado no centro da cidade, é considerada um imóvel de valor histórico e arquitetônico para Ivoti. Criada por imigrantes alemães e seus descendentes, a sede da sociedade foi palco para diversas atividades culturais da cidade e recebeu ao longo de 6 décadas inúmeros bailes, kerbs, campeonatos de bolões e diversos outros tipos de atividades. O prédio centenário tem 1.200 metros quadrados.

Etapa 1 do restauro e revitalização:

Estágio 1: Levantamento cadastral e mapeamento de danos

– Breve pesquisa histórica (levantamento iconográfico);

– Levantamento métrico cadastral (desenho de plantas, detalhes, cortes e vistas, lev. Planialtimétrico, levantamento fotográfico, termografia e drone);

– Mapa de identificação de danos demonstrando a causa, a origem e a conduta de intervenção através de fichas de identificação.

Estágio 2: Projeto de restauração arquitetônica e reciclagem de uso

– Proposta de intervenção (demolir, construir, substituir, conservar, consolidar restaurar);

– Proposta arquitetônica de intervenção do novo uso (reciclagem) com a implantação de um auditório compacto, camarins, depósitos, copa, memorial do bolão, copa e sala multiuso. (inclusive design de interiores);

– Memorial descritivo;

– Planilha quantitativa e de orçamento com cronograma físico financeiro de execução de obra;

– Tramitação (protocolo e acompanhamento durante todo o processo nos órgãos competentes);

– Compatibilização de projetos complementares e auxiliares.

Estágio 3: Projetos complementares e auxiliares de engenharia

– Laudo de estabilidade estrutural;

– Projeto estrutural;

– Projeto luminotécnico (iluminação cênica fachada e interiores);

– Projeto elétrico;

– Projeto hidrossanitário;

– Projeto de prevenção contra incêndios;

– Projeto de acessibilidade;

– Responsabilidade técnica.

O prédio da Sociedade Concórdia em momento atual

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.