Conecte-se conosco

Região

Ex-auxiliar do Grêmio, Alexandre Mendes, torna-se réu em caso de violência doméstica

11/09/2025 - 18h50min

O auxiliar técnico Alexandre Mendes, atualmente no Fluminense e com passagem pelo Grêmio, tornou-se réu em um processo por violência doméstica contra a ex-companheira. A denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul foi aceita pelo 2º Juizado de Violência Doméstica e Familiar do Foro Central de Porto Alegre, transformando as acusações em ação penal.

Segundo a promotoria, Mendes teria praticado atos de violência psicológica durante os seis anos de relacionamento. Os relatos apontam para humilhações constantes, manipulação e constrangimento da vítima, incluindo frases ofensivas como “feia, velha, o útero podre”. Em um episódio denunciado, ocorrido no Dia dos Pais de 2021, ele teria mantido a ex-esposa trancada em um apartamento por quase nove horas, restringindo sua alimentação a bolachas e alegando que ela “não era digna” de almoçar com o filho dele.

A acusação também cita o uso de medicamentos como Rivotril e Zolpidem para dopar a ex-companheira em momentos de conflito. A mulher relatou ainda que as agressões verbais e psicológicas contribuíram para um quadro de ansiedade e depressão.

O caso já havia sido investigado em 2024, quando Mendes ainda trabalhava no Grêmio. Na ocasião, a 2ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher não indiciou o auxiliar por suposta falta de provas, e o clube chegou a afastá-lo temporariamente. Mais tarde, novas investigações conduzidas pela 5ª DEAM de Porto Alegre resultaram no indiciamento e na denúncia aceita pela Justiça.

As acusações se enquadram no artigo 147-B do Código Penal, que trata da violência psicológica contra a mulher, prevendo pena de seis meses a dois anos de reclusão, além de multa. A gravidade da denúncia pode levar a enquadramentos mais severos, caso sejam reconhecidas agravantes.

A defesa de Alexandre Mendes nega as acusações. Em nota, os advogados alegaram falta de provas e sustentaram que parte das denúncias teria ocorrido em datas em que o auxiliar estava em viagens profissionais. Também acusaram a vítima de apresentar relatos contraditórios e de promover denúncias caluniosas.

Até o momento, não há data marcada para audiência de instrução. Mendes segue exercendo suas funções no Fluminense, enquanto o processo tramita na Justiça gaúcha.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.