Conecte-se conosco

Região

Exemplo de agricultura familiar em Dois Irmãos

24/08/2024 - 10h58min

Família Wagner, produz e vende seus produtos até para outras cidades do estado

BRUNO WINGERT

A agricultura familiar é a responsável pela maior parcela dos empregos gerados no campo e representa a maior parte das propriedades agropecuárias brasileiras. Esse segmento se caracteriza pela produção de uma grande variedade de alimentos.

Hoje a agricultura familiar é responsável por uma grande parte da produção de alimentos básicos consumidos no Brasil, como arroz, feijão, mandioca, milho, frutas e hortaliças. Ela contribui para a segurança alimentar do País, garantindo o acesso a alimentos frescos e saudáveis para a população.

Em cima disso, o produtor Leo Wagner e sua esposa Silvana, cultivam e vendem seus produtos que são produzidos na sua propriedade próxima a BR-116, em Dois Irmãos. Junto o casal, tem o apoio dos filhos Djeison e Jeferson, que aos finais de semana ajudam os pais na propriedade da família.

“É bom ter sempre os filhos por perto, é um orgulho muito grande, pois eles nos ajudam. Isso mostra o interesse deles em manter tudo que foi construído, uma tradição de família”, cita Léo e Silvana.

DESDE DE CRIANÇA NA LIDA DO CAMPO

O casal desde cedo esteve envolvido na agricultura, Leo é natural do município, e sempre ajudou seus pais na roça. Silvana é natural de Santa Maria do Herval, da mesma forma, esteve envolvida nos processos da agricultura.

Os agricultores sempre mantiveram suas raízes na roça. “Trabalhar na agricultura não é uma tarefa fácil, pois existe uma rotina e é preciso lidar com várias situações que precisam ser superadas. Mas de uma coisa se tem certeza, a profissão que está conectada a suas raízes e é feita com muito amor, sempre rende bons frutos”.

Léo trabalhou por muito tempo no Onishi Comércio de Flores na cidade de Ivoti, onde ele trabalhava na parte do caminhão, realizando entregas e buscando flores em outras cidades. “Eu trabalhava durante a semana na empresa, e nos finais de semana em casa. Parei na pandemia, me aposentei, e agora sigo lidando somente nas minhas plantações”, conta o produtor.

Léo Wagner tem uma criação de mais de 50 ovelhas Créd. Bruno Wingert

Venda de verduras

Com o tempo a propriedade e os animais foram crescendo e também a produção de silagem. “Hoje temos, criação de ovelhas, porcos, boi, vaca, e isso tudo fomos construindo aos poucos, muito trabalho e esforço, por parte de todos. Já a silagem a gente vende, também para fora, conseguimos ensacar muitos sacos, e tirar renda extra com isso”.

A principal renda da família, é a venda de produtos que são produzidos por eles. “Vendemos uma grande quantidade de aipim, feijão, alho. E graças a Deus conseguimos alcançar clientes de fora do município”.

“Claro que tudo isso requer muito esforço e trabalho. Mas sempre precisamos trabalhar e nos dedicar para termos o melhor produto para oferecer. Estamos esse ano conseguindo colher e vender muito aipim, e isso para nós é muito bom”, completa os agricultores.

Silagem do produtor Léo Wagner Créd. Bruno Wingert

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.