Região

Expansão da Chama Crioula aconteceu nesta manhã de sábado em Dois Irmãos

09/09/2023 - 10h21min

Atualizada em 10/09/2023 - 15h22min

Expansão ocorreu na ACTG Portal da Serra, em Dois Irmãos (FOTOS: Cleiton Zimer/Greice Kasper Zimmer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Perpetuando uma tradição de séculos, aconteceu na manhã de sábado (9), na ACTG Portal da Serra, a expansão da Chama Crioula para a 30ª Região Tradicionalista – que abre os festejos da 34ª Semana Farroupilha.

A centelha chegou em Dois Irmãos no último 28 – depois de percorrer 300 km vindo de Cristal, passando por Camaquã, Serro Grande do Sul, Sertão Santana, Mariana Pimental, Trinfo, Montenegro, Lindolfo Collor, Ivoti. Ela foi trazida pela guarda de honra, composta por 12 tradicionalistas – que também participaram da cerimônia no final de semana.

A chuva não impediu que os 230 cavaleiros de todas as instâncias participassem da expansão. Após acender a centelha, cada comitiva seguiu para sua cidade. Fazem parte da 30ª RT os Municípios de Sapiranga, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Novo Hamburgo, Nova Hartz, Morro Reuter, Lindolfo Collor, Ivoti, Estância Velha e Campo Bom.

O oxigênio da tradição

O prefeito Jerri Meneghetti parabenizou os tradicionalistas, em especial, aos cavaleiros que enfrentam as intempéries, para honrar e manter vivas as tradições gaúchas. “Dois Irmãos trabalha e procura manter viva as tradições, a cultura alemã e também temos o compromisso com a cultura gaúcha, que é a cultura de todos nós”, enfatizou.

O coordenador da 30ª RT, Carlos Alberto Moser, agradeceu a presença dos representantes de todas as entidades da região, a recepção da ACTG Portal da Serra e o empenho do Município de Dois Irmãos para novamente sediar a expansão. “O nosso movimento é como um oxigênio que nos move e nos impulsiona”, disse Moser,

O morador de Dois Irmãos, José Ademir Kaefer, cavaleiro e capataz da guarda de honra, percorreu os 283 quilômetros para trazer a Centelha de Cristal. “Estou muito feliz e honrado em ser pela primeira vez o capataz da cavalgada da chama crioula.”

Solidariedade

Durante a cerimônia foi feito um minuto de silêncio em respeito às vítimas das fortes chuvas que causaram a tragédia climática no Estado. Também foram arrecadadas doações que serão encaminhadas para o Vale do Taquari.

Ainda articiparam o vice-prefeito Juarez Stein, presidente da Câmara Ederson Arantes Bueno, vereador Ramon Arnold; os secretários Edson Maicá Severo e Carlos Arnold; o chefe do Departamento de Agricultura, Sidnei Pannebecker; a Patroa da ACTG Portal da Serra, Cristiane Frühling Wagner; o diretor de cavalgadas da 30ª RT, Marcio Leandro de Oliveira; o Guri Farroupilha, Matheus Henrique Frohlich Santos; a 1ª Prenda da 30ª RT, Anna Paula Arnold; os Conselheiros do MTG, Adão Celir Garcia da Motta, Aurélio Strack e Gerson Luiz Ludwig; os Membros da Guarda de Honra da 30ª RT e representantes de todas as entidades tradicionalistas dos 12 municípios.

Primeira vez no lombo do cavalo

Luciane (esquerda) cavalgou pela primeira vez no sábado; ela e Carine são do CTG Sentinela da Tradição, de Ivoti.

Luciane Rauber e Carine Griegler vieram de Ivoti, representando o CTG Sentinela da Tradição. Inclusive, foi a primeira vez de Luciane no lombo do cabalo, e relatou que gostou da experiência de poder participar deste momento singular da cultura gaúcha

 

Sair da versão mobile