Estado - País - Mundo
Exportação pendente: Governo estadual aguarda autorização para retomar venda de produtos avícolas
Estado – País – Mundo – O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou à Organização Mundial de Saúde Animal o fim da doença de Newcastle no Brasil. Com essa medida, o governo brasileiro espera que os países importadores levantem a suspensão para que as exportações de carnes de aves e seus produtos possam ser retomadas integralmente. A suspensão cautelar e temporária, que afeta 42 países, varia em termos de restrição.
A doença foi identificada em 17 de julho em uma granja comercial de aves de corte em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A Newcastle é uma doença viral altamente contagiosa que pode afetar diversas espécies de aves, além de répteis e mamíferos.
O Mapa está reforçando e aplicando protocolos de biosseguridade em todos os aviários dos estados produtores do Brasil. Qualquer suspeita de Newcastle, que pode incluir mortalidade súbita, sinais respiratórios e nervosos, diarreia e edema na cabeça das aves, deve ser comunicada imediatamente às autoridades competentes para acompanhamento.
As Guias de Trânsito Animal para o transporte de animais sem risco sanitário e para vendas comerciais continuam sendo emitidas pelo Centro de Operações de Emergência Zoossanitária, com o objetivo de prevenir a propagação da doença para outras áreas do país.
O Mapa também atualizou as áreas de suspensão da certificação temporária para exportações de carnes de aves e seus produtos. A China, Argentina e México mantêm restrições de exportação para todo o Brasil. No caso do Rio Grande do Sul, as restrições permanecem para Arábia Saudita, Bolívia, Chile, Cuba, Peru, União Econômica Euroasiática e Uruguai.