Região
Exposição de Orquídeas: as belas flores que ditaram o ritmo do turismo em Picada Café
Picada Café/Nova Petrópolis – O final de semana foi de calor, intenso. Mas esse não afugentou quem gosta, admira ou cultiva orquídeas. Já essas, das mais variadas cores e espécies, essas tomaram conta do pavilhão principal do Parque Jorge Kuhn. Organizado pela Associação Orquidófila de Nova Petrópolis, a II Exposição de Orquídeas de Picada Café vem crescendo e valorizando os produtores de orquídeas. De acordo com a associação, atualmente são 35 associados que produzem a flor como hobby, paixão ou comérdio. O presidente Amarildo Pellenz frisa que grande parte desses associados produzem e cultivam a orquídea como paixão ou passa tempo. “A exposição é a oportunidade dos produtores de mostrarem. Mas há ainda os que atuam na produção e na comercialização”, destacou. A exposição de Picada Café ocorreu pelo segundo ano e valoriza os associados locais e também de fora. Mesmo quem já possui conhecimento na produção, o evento agrega. “Temos alguns produtores que sempre trazem novidades. É a oportunidade dos novos de conhecerem e iniciarem a produção, assim como os mais experientes de buscarem alguma espécie ou cor nova”, detalhou.
FLORES DESTAQUES SÃO PREMIADAS
Andar pelo Parque Jorge Kuhn foi para admirar cada uma das plantes expostas. Mas num cantinho especial estavam as flores premiadas. Cerca de 40 delas ganharam prêmio. O presidente explica que no início do evento, ainda no sábado pela manhã, um grupo de juízes avaliam planta por planta, com vários segmentos e espécies. As destaques sempre são premiadas com troféu pela associação. E essas vieram de muitos lugares. Nova Petrópolis, Picada Café, Garibaldi, Novo Hamburgo e Caxias do Sul foram alguns dos produtores premiados na exposição.
EVENTO DE OPORTUNIDADE
Mas a II Exposição de Orquídeas de Picada Café não foi apenas de flores. Artesanato, chopp, erva mate, lanches, embutidos, vários foram os segmentos que tiveram a oportunidade. A comerciante Cátia Mewius mais uma vez levou o tradicional Embutidos Mewius ao evento. Para ela, é importante estar no evento. “Além da venda sempre há o contato, a divulgação da marca”, destacou. Outro que sempre prestigia os eventos da associação é Manoel Agustavo Pereira. “Somos amigos e parceiros da Associação Orquidófila há mais de 20 anos. É um evento que sempre dá oportunidade e a gente aproveita”, frisou o vendedor de lanches e bebidas. Sobre o evento, explica o presidente, uma análise mais aprofundada é feita na reunião dos associados. “Uma vez por mês a gente se reúne, troca experiência entre os produtores e avalia nossos eventos”, declarou Pellenz. O evento foi organizado pela associação com apoio da Prefeitura de Picada Café.