Região

FADI vai assumir gestão da Escola Jardim da Alegria, no Travessão

19/12/2025 - 16h08min

Atualizada em 19/12/2025 - 16h12min

Dois Irmãos – A Escola Municipal de Educação Infantil Jardim da Alegria, no bairro Travessão, terá sua gestão assumida pela Fundação Assistencial Dois Irmãos (FADI), em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio de Termo de Fomento. A mudança garante a continuidade e o aprimoramento do atendimento educacional às crianças, forma de adaptação da rede municipal, na qual todas as crianças de 0 a 3 anos são atendidas pela FADI.

Com mais de 40 anos de atuação na Educação Infantil, a FADI desenvolve um trabalho reconhecido pela qualidade pedagógica e pelo compromisso com o desenvolvimento integral da criança, fundamentado nos direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Atualmente, a Fundação mantém 10 unidades educacionais no município de Dois Irmãos, atendendo mais de 1.000 crianças, com práticas que respeitam a diversidade, a realidade sociocultural e as especificidades de cada faixa etária, contando com equipes técnicas nas áreas Administrativa, Pedagógica, Nutrição, Psicologia e Assistência Social.
O trabalho pedagógico contempla alimentação saudável, propostas educativas diversificadas e atividades complementares que favorecem o desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. O espaço físico, os materiais pedagógicos, o mobiliário, os brinquedos e os utensílios permanecerão na escola, que passará a se chamar Unidade Educativa Jardim da Alegria.
As crianças do Nível A e B frequentarão a EMEF Albano Hansen em turno parcial, com possibilidade de atendimento no contraturno da FADI. As atividades iniciam em 18 de fevereiro, com transição nos meses de janeiro e fevereiro e comunicação direta com as famílias.
A FADI realizará contato direto com as famílias ao longo do processo de transição, a fim de prestar orientações e esclarecimentos. Eventuais dúvidas poderão ser sanadas a partir do dia 12 de janeiro de 2026, pelos telefones (51) 3564-1493 ou 3564-6285.
A Administração Municipal agradece a dedicação e o compromisso dos profissionais de educação que atuaram na EMEI Jardim da Alegria e continuarão contribuindo na rede municipal da cidade, nas demais escolas.
Todo o patrimônio e equipamentos continuarão sob propriedade do Município, não se caracterizando nenhuma ação de privatização, como vendo sendo disseminado nas redes sociais. Trata-se de uma adaptação para tornar o atendimento desta escola ampliado e atendimento padrão que existe em todo o Município, onde os prédios e instalações também são do município e serviço fica sob a administração da FADI.

Sair da versão mobile