Conecte-se conosco

Região

FAKE: homem vítima de notícias falsas estava apenas à procura de seu filho

20/02/2025 - 15h10min

Por Geison Concencia

Uma notícia falsa foi compartilhada na terça-feira (18) em um perfil chamado Ivoti Mil Grau, em colaboração com o Ivoti da Depressão e o Amigos de Ivoti, sobre um suposto homem em um veículo branco que estaria observando às crianças. Na postagem, aparece o carro, com informações inverídicas de que seria um risco à comunidade, quando, na verdade, trata-se de um antigo morador de Ivoti que estava à procura de seu filho, apenas.

A postagem faz menção de que esse motorista seria um risco, causando impressão de suposto sequestrador de crianças. Morador há quase 40 anos em Ivoti, ele não possui nenhum antecedente criminal. Além disso, o motivo de observar com mais atenção as crianças era na tentativa de achar o próprio filho.

O motorista do veículo prestou queixa na delegacia de Ivoti na manhã desta quinta-feira. O delegado Fábio Motta Lopes, titular da delegacia de Ivoti, comentou que vai averiguar se houve eventual difamação por parte do responsável pelo site.

O perfil Ivoti Mil Grau foi procurado pela reportagem para explicar a situação. O administrador (a), que não divulga sua identidade e mantém anonimato, disse que recebeu de uma mãe, que pediu para “alertar” a comunidade.

“A pessoa disse que o homem chegou a sair do carro e ir em direção à filha dela; foi quando ela correu em direção à criança sem acreditar no que podia acontecer; ela ainda conseguiu tirar esta foto que postamos no perfil; e pediu para que alertássemos os nossos seguidores”, disse o administrador do Ivoti Mil Grau.

Porém, a história não se sustenta. A reportagem entrou em contato com a Brigada Militar. Para os brigadianos, ela contou uma história diferente. Ela informou aos policiais que o motorista andava devagar, olhando para as crianças, mas omitiu o fato dele sair do veículo.

Na quarta-feira, os perfis que alimentavam essa notícia falsa retiraram a postagem. O Ivoti Mil Grau publicou um pedido de desculpas. Além disso, comprometeram-se a nunca mais postarem notícias falsas.

O Conselho Nacional de Justiça alerta para os perigos da “desinformação, comumente chamada de fake news, sendo um dos maiores problemas da sociedade mundial”.

 

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.