Conecte-se conosco

Região

Falece Érico Schneider, o Molles, de Santa Maria do Herval

13/03/2024 - 17h18min

Atualizada em 13/03/2024 - 17h43min

Molles foi um atuante na política e esporte de Santa Maria do Herval (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | Érico Schneider, o Molles, faleceu nesta tarde quarta-feira (13) aos 72 anos.

Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Gramado. Segundo o amigo Ivonei Listkovvski, foi acometido por um câncer, passou por cirurgias mas não resistiu.

Os atos fúnebres estão a cargo da Funerária Schaumloeffel mas, ainda, não há maiores informações sobre horários (assim que tiver, será atualizado por aqui).

A HISTÓRIA DO MOLLES

Ele foi o fundador do PDT de Santa Maria do Herval, criado em 4 de março de 1989, onde constituiu a comissão provisória. Em meados dos anos 2000 saiu do partido e criou o PTB, ao qual permaneceu filiado até recentemente.

Em uma entrevista concedida ao Diário em 2021 ele contou que seu interesse por política surgiu ainda na infância, enquanto ouvia seu pai acompanhando a Rádio Guaíba.

Alguns anos depois, em 2002, tirou uma foto com Brizola em uma reunião do PDT, durante um encontro de lideres partidários do Vale dos Sinos. Ele ainda guardava esse registro com muito carinho e disse que jamais pensou que aquele jovem que escutava o Correspondente Renner estaria, depois de alguns anos, ao lado daquele homem que aparecia nos noticiários.

Molles disse, na época, que um dos seus maiores sonhos era um dia ser prefeito de Santa Maria do Herval, o que não se concretizou. Foi candidato a vereador pelo PDS em 1988 mas não se elegeu, ficando na suplência. Naquele ano, na primeira eleição do município, concorreu na chapa de Ademir e Guido, que perdeu para Derly Bassegio e Flávio Vier.

Teve uma segunda passagem pela política como candidato em 2000, dessa vez como vice-prefeito ao lado de Hugo Schneider que renunciou antes da efetiva campanha começar.

De 2005 a 2008 foi secretário e Turismo e Esporte no município. A partir da equipe de trabalho que compôs deu o nome ao tradicional evento de Natal do município. Explicou que a votação foi feita nas escolas. O Fröeliche Weihnachten im Teewald foi o nome mais votado e permanece até hoje.

Um dos seus maiores feitos foi a participação no campo da A.C.B. Molles era membro do conselho fiscal e treinador do segundo quadro.

Posteriormente, em 1979, assumiu a presidência do clube. Como presidente, também iniciou a obra de cercamento o que passou a ser um grande diferencial.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.