Região

FALSO PIX: estelionatários devolvem valor às vítimas através de mediação feita pela Delegacia de Dois Irmãos

11/07/2023 - 05h00min

Mediação foi feita por policiais da Delegacia de Dois Irmãos (Foto: Cleiton Zimer)

Cerca de R$ 6 mil foram restituídos 

Por Cleiton Zimer 

Dois Irmãos – Além da devolução de cabras furtadas – que você leu na edição de ontem -, a Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos promoveu mais uma reparação.

O Núcleo de Mediação de Conflitos da DP promoveu, em junho, a mediação entre dois sujeitos investigados por crimes de estelionato – conhecido como “falso pix” – e três vítimas identificadas na cidade.

Passando-se por consumidores, os dois sujeitos teriam efetuado compras em pelo menos três estabelecimentos localizados no Município e, na hora do pagamento, exibiram na tela dos celulares falsos comprovantes de transferência via pix.

CHEGARAM A SER PRESOS PELA BRIGADA MILITAR 

Uma das vítimas percebeu que havia sido ludibriada e comunicou o fato à polícia, passando as características dos sujeitos, bem como o modelo do veículo utilizado.

Após algumas horas, a Brigada Militar visualizou e promoveu a abordagem, identificando os dois suspeitos e apreendendo celulares, produtos e o veículo. Naquele momento, por não estarem mais em situação de flagrância, em razão do tempo decorrido, os dois foram liberados.

Durante a instrução dos três inquéritos, a Polícia Civil conseguiu comprovar a participação da dupla em três casos, inclusive representando pela decretação da prisão preventiva, que foi acolhida pelo Poder Judiciário.

 Investigados aceitaram a proposta 

Após expor a alternativa de resolução dos casos por meio da mediação, as vítimas acenaram que não teriam interesse na persecução penal dos sujeitos se o prejuízo fosse reparado. Aceita a proposta pelos investigados, estes efetuaram a restituição do dano causado, pagando pelos produtos adquiridos em cada loja.

No total, foram restituídos cerca de seis mil reais.

Indo além 

Segundo o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Dois Irmãos, “a mediação tem se mostrado uma via muito eficaz e satisfatória de resolução de conflitos. No presente caso, quem mais ganham são as vítimas, que, se não fosse a existência deste programa da Polícia Civil, dificilmente teriam o prejuízo reparado.”

O núcleo de mediação existe desde 2021 em Dois Irmãos

Borba do que é interessante perceber que as forças de segurança, promovendo o seu trabalho de combate à prática de crimes, avançam para a viabilização da reparação de danos causados às vítimas, “não se limitando à tradicional tarefa de esclarecer a autoria e encaminhar o caso ao Poder Judiciário”.

Entre as 10 DP’s que mais fazem mediações do RS

O Núcleo de Mediação de Conflitos foi inaugurado na Delegacia de Dois Irmãos em julho de 2021, havendo cento e vinte três em outros órgãos operando no Estado. Orgulhoso, o Delegado Borba destaca que a DP de Dois Irmãos está entre as dez delegacias que mais executam mediações no Rio Grande do Sul, em números absolutos.

Certifique-se do pix na conta 

Aproveitando, o delegado enfatizou que os golpes dos “falsos pix” estão em alta, havendo inclusive aplicativos que geram imagem idêntica à esperada, com todos os dados corretamente preenchidos. “De maneira que aconselhamos as pessoas a primeiro se certificarem de que os valores ingressaram na conta, para somente então liberar a mercadoria (compra virtual) ou autorizar que o consumidor saia do estabelecimento (compra presencial)”, referiu o delegado.

Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone 51 3564-1190 ou whats 51 98543-7318, garantindo-se o sigilo da informação.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário