Conecte-se conosco

Notícias

Falta de flexibilização na obra da ERS atrapalha a vida de caminhoneiros e agricultores em Herval

07/12/2023 - 16h30min

Atualizada em 07/12/2023 - 16h34min

O asfalto está pronto. Mas a via não estão sendo liberada por conta da colocação de calçada (Imagens: Andrei Hansen)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A obra do asfalto na ERS-373 está trazendo muitos benefícios e já está pronta em boa parte do trecho entre Boa Vista e Alto Padre Eterno.

No entanto, nas últimas semanas, uma situação está gerando transtornos para a comunidade, principalmente caminhoneiros e agricultores – impactando o fluxo das atividades comerciais.

Devido a colocação de calçada, o trânsito está sendo totalmente interrompido pelo Daer – sendo que o asfalto está pronto.

Caminhoneiros com cargas pesadas, que vão em destino a uma granja, precisam fazer desvios por estradas sem condições para tal porte. Agricultores, que usam o trecho com frequência no mesmo dia com os tratores, também são impedidos de passar.

O pessoal está querendo que as carretas desviem pelo acesso secundário, mas não tem condições para elas passar pelo acesso para chegar na granja. Estão fechando a estrada para fazer o calçamento lateral. Eles não estão tendo a flexibilidade de deixar uma carreta passar. É lamentável isso daí”, disse Andrei Hansen, da Ovos Hansen, afirmando que fornecedores já não querem mais entregar matéria-prima.

E, na contrapartida dos trabalhadores, turistas são avistados furando os bloqueios durante o final de semana, tanto com carros como motos.

Carreta, como a deste porte, não conseguem usar desvios devido ao peso

O que diz o Daer

A reportagem procurou o Daer, solicitando se é possível uma flexibilização já que a obra de asfalto está pronta.

Em nota respondeu que os bloqueios entre os km 6 e 8,3 têm caráter temporário, “em razão das obras de pavimentação da rodovia. O trânsito no trecho deve ser normalizado em aproximadamente uma semana”.

Disse, ainda, que a sinalização indicando os desvios que estão sendo usado pelos usuários desde 2021.

Não respondeu se há a possibilidade de flexibilização.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.