Conecte-se conosco

Destaques

Família perde a vida em acidente aéreo

23/12/2024 - 10h54min

Confira na íntegra a matéria publicada na edição desta segunda-feira

Por Anie Julie Rodrigues e Nadine Dilkin

Na manhã de ontem, dia 22, um avião modelo Piper PA-42-1000 – Cheyenne 400 caiu na Avenida das Hortênsias, no bairro Jardim Ipê em Gramado, após colidir com diferentes prédios. A aeronave, turboélice bimotor decolou na cidade de Canela, por volta das 9h12min da manhã do mesmo dia, e tinha como destino a cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo.
Durante a queda, o avião atingiu a chaminé de um prédio, uma casa no segundo andar e seus destroços chegaram até uma pousada. Nenhum dos 10 passageiros sobreviveu. No caso da pousada, 17 pessoas ficaram feridas em terra, em decorrência das partes do avião que atingiram os residentes, e de um incêndio iniciou nas proximidades. Dessas vítimas, duas estão em estado grave, e uma mulher de 54 anos foi encaminhada ao Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre com 60% do corpo comprometido por queimaduras, e a outra foi direcionada ao Instituto de Cardiologia, também na capital. Do total, 5 feridos já haviam recebido alta por volta das 14h40 do dia 22.

Diversos destroços se espalharam pelo local do acidente. Imagem: Maurício Tonetto/Secom RS

Possíveis causas

A queda ocorreu minutos após a decolagem, e a suspeita apontada por especialistas gira entorno das condições climáticas na região da Serra, que no momento estava coberta por neblina. As investigações permanecem em andamento, já que o avião não possui caixa-preta por ser fabricado no ano de 1990.
O trabalho realizado pela Instituto Geral de Perícias (IGP) no local foi organizado em etapas, e no primeiro momento, a prioridade das equipes de engenharia do IGP foi a estabilização da aeronave para que fosse realizado um escaneamento 3D. Esse “congelamento” da cena auxilia os peritos no entendimento das possíveis causas. Depois disso, a prioridade é o acesso à aeronave para retirada dos corpos, conforme informações divulgadas na coletiva de imprensa realizada na tarde do domingo.

Quem são as vítimas?

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Luiz perdeu a mãe em um acidente aéreo em 2010. Foto: reprodução A Galeazzi & Associados

O piloto e proprietário do avião, Luiz Galeazzi, era empresário e CEO de serviços de melhoria empresarial, recuperação e reestruturação em uma empresa que leva seu sobrenome: Galeazzi & Associados, que foi fundada em 1995. A empresa já atuou em casos com as marcas Americanas e Pão de Açúcar. Além dele, sua família imediata estava na aeronave. As vítimas identificadas foram:

Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi – Dono e piloto do avião;
Tatiana Natucci Niro – Esposa de Luiz e mãe das três adolescentes;
Maria Eduarda Niro Galeazzi – filha de Tatiana e Luiz;
Maria Elena Niro Galeazzi – filha de Tatiana e Luiz;
Maria Antônia Niro Galeazzi – filha de Tatiana e Luiz;
Lilian Natucci – Mãe de Tatiana e Veridiana;
Veridiana Natucci Niro – irmã de Tatiana e esposa de Bruno, mãe de Giulia e Matteo;
Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo – marido de Veridiana e pai de Giulia e Matteo, tembém fazia parte da diretoria da empresa.
Giulia e Matteo – Filhos de Veridiana e Bruno.

A Galeazzi & Associados divulgou em suas redes, por volta das 15:45 de ontem, o comunicado oficial da morte do CEO Luiz Galeazzi e de sua família:

Comunicado de falecimento
22 de dezembro de 2024
“É com profundo pesar que confirmamos o falecimento de nosso CEO, Luiz Cláudio Galeazzi, 61 anos, sua esposa, três filhas e alguns outros membros da família, além de Bruno Cardoso Munhoz Guimarães (Diretor da Galeazzi & Associados), todos as vítimas do acidente aéreo ocorrido na manhã de hoje, em Gramado (RS).
A aeronave partiu de Canela (RS) com destino a Jundiaí (SP) e caiu na região central de Gramado, próximo à Avenida das Hortênsias, gerando grande comoção.
Luiz Galeazzi será eternamente lembrado por sua dedicação à família e por sua notável trajetória como líder da Galeazzi & Associados.
Neste momento de imensa dor, a Galeazzi & Associados agradece profundamente as manifestações de solidariedade e carinho recebidas de amigos, colegas e da comunidade. Nos solidarizamos também com todos os afetados pelo acidente na região.
Reafirmamos nosso compromisso em acompanhar as investigações conduzidas pelas autoridades competentes e informamos que todos os registros e autorizações da aeronave estavam devidamente em ordem.
Pedimos respeitosamente que o direito à privacidade da família seja respeitado neste momento tão delicado. Mais informações serão divulgadas à medida que forem disponibilizadas pelas autoridades competentes.

Ainda na tarde de ontem, o trânsito na região foi liberado em poucas horas, mas o local do acidente permaneceu isolado. A tragédia é a segunda maior que envolve aeronaves em 2024. A família estava na região para aproveitar as atrações natalinas e retornava para São Paulo para celebrar o Natal com demais familiares.”

O trajeto realizado pela aeronave não ultrapassou os 3km. 

Arte: Anie Julie Rodrigues

A programação do Natal Luz foi cancelada e durante a tarde o Governador Eduardo Leite, que se deslocou até o local do acidente, bem como os órgãos policiais e de segurança, Bombeiros e o prefeito de Gramado prestaram mais informações em uma coletiva de imprensa. Os corpos das vítimas já foram retirados do local, e a remoção ocorreu ao final do dia 22.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.