Conecte-se conosco

Região

Fé e devoção vão marcar o dia de Corpus Christi em toda a região

07/06/2023 - 06h30min

Bênção do Santíssimo será dada aos fiéis (Créd. Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Nesta quinta-feira (8) será celebrada a fé e devoção ao Santíssimo Sacramento [a Eucaristia] através do feriado católico de Corpus Christi. Em todos país fiéis se reunirão em celebrações religiosas promovidas, principalmente, com a confecção dos tradicionais tapetes de serragem – que remetem à acolhida de Jesus em Jerusalém, em que as pessoas cobriram as ruas com mantos e ramos para Sua passagem.

Em Dois Irmão não será diferente, mantendo uma tradição de décadas. A Av. São Miguel [entre a Sociedade Atiradores e Santa Cecília], e a Travessa Agostinho Lipinski, serão fechadas a partir das 4h da madrugada, quando se dará início a colocação das lonas para posterior confecção dos tapetes. A missa ocorrerá no Palco Móvel, com início às 9h30, seguindo em procissão sobre os tapetes até a Matriz onde será feita a bênção do Santíssimo.

O vice-coordenador das pastorais da Paróquia São Miguel, Anderson Kieling, fala da importância da data. “É uma das grandes solenidades da Igreja Católica, onde celebramos o corpo e o sangue de Cristo com grande ênfase. Manifestamos nossa fé com os tapetes nas ruas das nossas cidades para Jesus passar.”

Mais de 218 metros de tapetes em Dois Irmãos

Em Dois Irmãos, comunidade católica confeccionará tapetes para a passagem do Santíssimo (Créd. Cleiton Zimer / arquivo)

Neste ano serão 218,70 metros de tapete divididos entre as pastorais e movimentos e comunidade da paróquia.

As comunidades envolvidas são: Matriz São Miguel, Nossa Senhora dos Navegantes ( Bairro Navegantes), São João Batista ( Bairro São João), Sagrada Família( Travessão Rubenich), São João Batista (Travessão br116), São João Paulo II ( Bairro São Miguel), Nossa Senhora do Rosário (Bairro Portal da Serra), Nossa Senhora Aparecida (Bairro Bela Vista), São José (Bairro Vale Verde), Nossa Senhora de Fátima (Bairro Vale Direito), São Cristóvão (Bairro Moinho Velho) e Santo Antônio (Bairro Primavera).

Além disso, terá a participação de pastorais e movimentos: CLJ, Onda, EJU, MCJ, ECC, Pastoral Familiar, Liturgia, Ministros, Coroinhas e Acólitos, Pastoral da Criança, Pastoral Caritás, Catequese, Pascom, Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica, Pastoral Vocacional, Padres e funcionários, Colégio Imaculada Conceição, Seminário Menor Maria Auxiliadora.

Programação Corpus Christi em Dois Irmãos


04h00 – Colocação da lona na Av. São Miguel a partir do palco móvel e travessa Agostinho Lipinski até o largo da igreja matriz;

05h00 – Início da confecção dos tapetes;

09h30 – Santa Missa no Palco Móvel, seguida de procissão pelos tapetes até a Igreja Matriz onde haverá a Benção do Santíssimo.

*A previsão é que os tapetes fiquem nas ruas até às 16h, quando será recolhidos pela Prefeitura. Neste meio tempo, o trânsito estará interrompido.

MORRO REUTER

No Morro, as Missas de Corpus Christi serão às 15h (com procissão e bênção do Santíssimo ao final) e às 19h, ambas na Matriz.

SANTA MARIA DO HERVAL

A Missa de Corpus Christi será às 9h, na Matriz. Após terá procissão solene. No dia de acontecerá arrecadação de roupas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza na Igreja.

Missa e procissão em Picada Café

A celebração de Corpus Christi em Picada Café será um pouco diferente em 2023. Esse ano a Paróquia Santa Joana Francisca não terá confecção dos tradicionais tapetes coloridos. A celebração terá missa às 15h na matriz, seguida de procissão ao longo da Rua Balduíno Schmidt, como de costume. A paróquia também está arrecadando roupas, calçados e roupa de cama para doar as famílias carentes. Todo o material pode ser entregue antes ou durante a celebração. A celebração é realizada pela paróquia, com participação das capelas Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora da Visitação.

Celebração em Ivoti e Estância Velha


Nesta quinta-feira (8) em Ivoti, em frente à Igreja Matriz, serão confeccionados os tradicionais tapetes, que marcam a acolhida de Jesus em Jerusalém, às 6h. As empresas interessadas em participar do evento podem entrar em contato com a secretaria da Paróquia pelo (51) 99658-7368. Já em Estância Velha, o mesmo ritual ocorrerá a partir das 7h, na rua Rui Barbosa.

A missa, em Ivoti, começa às 9h na Igreja Matriz. Depois, procissão na Av. Presidente Lucena. Em Estância Velha, será rezado terço, às 14h30. A missa e a procissão, às 15h.

Bênção do Santíssimo será dada aos fiéis (Créd. Cleiton Zimer / arquivo)

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.