Região

Fechamento da agência dos Correios de Ivoti afeta comércios locais

05/11/2025 - 14h09min

A Isa Perfumaria dependia do envio e recebimento de mercadorias pelos Correios. Foto: Nadine Dilkin

Comerciantes relatam aumento de custos e atrasos em entregas após suspensão das atividades

Por Nadine Dilkin

IVOTI – O fechamento da Agência dos Correios de Ivoti tem causado transtornos para moradores e prejuízos a comércios da cidade. Desde o encerramento das atividades, anunciado de forma repentina na sexta-feira, dia 17 de outubro, todos os serviços de postagem, retirada de encomendas e acesso a caixas postais passaram a ser realizados na unidade de Estância Velha.

A gerente da loja Monjuá, localizada no Centro, Roseli Tep, explica que o envio mensal de documentos à matriz, em Três Passos, agora ficou mais caro e demorado. “Aqui eu ia a pé até a agência, agora preciso chamar um Uber, gastando em média R$ 25 para ir até Estância Velha e fazer esse envio”, conta.

A Isa Perfumaria, também localizada no Centro da cidade, dependia do envio e recebimento de mercadorias pelos Correios. A vendedora Isalete Definqi conta que a loja recebia produtos pela Agência dos Correios, mas agora consegue receber através de entregas. “Mas o que mais foi afetado é o envio de compras dos clientes. Afetou na demora das entregas”, esclarece.

Isalete relata que, em média, 25 pacotes são enviados por mês e que, agora, é necessário o deslocamento até Estância Velha. “Cada compra realizada deve ser enviada na sequência, pois o cliente espera pela compra, tem pressa em receber. Temos que ir mais seguido e a despesa aumenta, pois não tem como deixar amontoar os pedidos”, explica.

Afetou comerciantes e moradores

Além dos comércios, o fechamento também afetou moradores de Ivoti e da região, que dependem dos Correios para receber compras particulares, realizar envios e efetuar devoluções de produtos adquiridos pela internet.

O prefeito de Ivoti, Valdir Ludwig, classificou a situação como “constrangedora e vergonhosa” e lamentou os impactos para a população. “Os servidores sempre foram muito prestativos. O problema está na gestão, que envolve o Governo Federal e outros órgãos. Tentamos auxiliar, mas não foi possível. Não temos imóveis desocupados — pelo contrário, a Prefeitura também paga aluguel para seus departamentos”, destacou.

Atrasos no pagamento de aluguel

O fechamento da agência está relacionado a um impasse contratual entre os Correios e o proprietário do imóvel, motivado por atrasos no pagamento de aluguel. De acordo com a advogada Thais Battisti Wanner, representante do dono do prédio, o contrato venceu em janeiro de 2025, sem renovação, e os valores em atraso levaram à ação de despejo.

Enquanto não há previsão de retorno das atividades em Ivoti, os moradores precisam se deslocar até Estância Velha para acessar os serviços postais.

As atividades foram encerradas dia 17 de outubro (Foto: Anna Bezerra)

 

 

Sair da versão mobile