Região
Feira do Livro de Estância Velha se torna elo importante na rotina das escolas
Estância Velha – A comunidade escolar tem um cronograma diferente durante a programação da Feira do Livro de Estância Velha. As atrações culturais enriquecem a rotina de sala de aula, e dão um complemento importante ao ensino. Nesta quarta-feira (2), o PAC esteve lotado de alunos para conferir a apresentação do rapper, escritor, doutor e mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Chiquinho Divilas.
Com uma linguagem acessível e de impacto para os estudantes, Chiquinho não só cantou, como também, levou uma mensagem positiva para os mais jovens.
A 44ª Feira do Livro de Estância Velha acontece até 6 de julho no Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Enio Trein (PAC), organizada pela Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o SESC, a feira segue com uma programação diversificada.
No dia 5 de julho, a programação será especialmente dedicada ao Dia Mundial do Rock, trazendo atrações musicais que celebram o gênero e sua importância cultural. Às 17h, a banda Puro Êxtase vai dar início à programação temática. Em seguida, os shows continuam com a banda Os Letters, às 18h. A banda de heavy metal foi formada em 2019 em Estância Velha. Também faz parte da programação a banda Gabba Gabba, tributo aos pais do punk rock, os Ramones. Às 20h, o público recebe Renê Floyd.
E para encerrar as celebrações ao gênero musical, a banda gaúcha Maria do Relento promete animar o público com muita energia e diversão.
Grandes escritores
Neste dia, o público também poderá acompanhar uma conversa com dois grandes nomes da literatura contemporânea brasileira, Aline Bei, autora de romances como “O peso do pássaro morto”, “Pequena Coreografia do Adeus”, ambos reconhecidos pelo Prêmio São Paulo de Literatura. Em 2025, lançou “Uma Delicada Coleção de Ausências” que aprofunda a temática das relações familiares e da passagem do tempo.
Dividindo o palco com Aline, Daniel Galera, é escritor e tradutor consagrado da literatura brasileira contemporânea. Cresceu em Porto Alegre, formou-se em Publicidade pela UFRGS, e foi um dos fundadores do fanzine digital CardosOnline, que impulsionou o surgimento da editora independente Livros do Mal, responsável por seus primeiros lançamentos “Dentes Guardados” e o romance “Até o dia em que o cão morreu”, que viria a se tornar o filme Cão sem Dono. Seu trabalho mais recente é “O Deus das Avencas”, coletânea de três novelas que transitam entre o real e o especulativo. Em 2022, um de seus livros mais vendidos, “Barba Ensopada de Sangue”, foi adaptado para o cinema, com Gabriel Leone vivendo o papel principal e direção de Aly Muritiba.
03/07 – Quinta-Feira
8h – Contação de História com Noely Fuentes – Palco B
9h – Espetáculo “Um Leão Na Sala De Aula” – Cia Gatelupa – Palco A
13h30 – Contação de História com Andressa Mallmann – Palco B
15h – Espetáculo “Um Leão Na Sala De Aula” – Cia Gatelupa – Palco A
18h – Bate Papo com Escritores de Estância Velha: Liselotte Bauermann, Paulo De Vargas e Vanoska Buchholz – Palco B
19h – Formatura do Proerd – Palco A
