Região
Fernanda será a única voz feminina na Câmara de Herval e a mais jovem do grupo
Ela concorreu pela primeira vez através do PP, partido do seu pai e ex-vereador Plínio Wagner
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | Fernanda Wagner, 28 anos, foi eleita vereadora pelo partido Progressistas (PP) com 221 votos, e será a única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara em 2025. Além disso, será a legisladora mais jovem.
Trajetória e influência familiar
Fernanda cresceu acompanhando a atuação de seu pai, Plínio Wagner, na política local, o que despertou seu interesse e engajamento desde cedo. “Desde pequena acompanhei meu pai na política, e isso sempre fez parte da minha vida. Sei dos meus ideais e valores e do quanto posso contribuir para nossa cidade“, destacou.
Fernanda atua no comércio local há 12 anos e sempre esteve envolvida com a comunidade e, neste ano, aceitou o convite para concorrer pela primeira vez – obtendo êxito. No quadro geral foi a sexta mais votada.
A nova vereadora também tem uma atuação ativa no esporte. Atualmente, é integrante da diretoria da Associação Esportiva Teewald, uma escolinha de futebol de campo que busca desenvolver jovens talentos no município. Esse envolvimento, segundo ela, moldou sua defesa pela bandeira do esporte e será uma de suas prioridades no mandato.
Compromisso com a comunidade
Fernanda vê sua eleição como uma oportunidade para inspirar outras mulheres jovens a se engajarem na política. “Ser a única mulher eleita é uma experiência muito significativa. É uma mistura de emoções, como orgulho, responsabilidade e um desejo de fazer a diferença“, afirmou.
Entre suas principais metas, estão melhorias na infraestrutura da cidade e um trabalho atento às necessidades das instituições locais. “Nossa missão é ser a voz de cada cidadão na Câmara. Juntos faremos a diferença na vida da nossa comunidade“, ressaltou.
Agradecimento e reflexões sobre a campanha
A campanha de Fernanda representou um marco em sua trajetória. Ela destacou a importância do contato direto com a população e o apoio recebido de amigos e familiares durante o processo. “Foi uma nova experiência, onde tive novos contatos e consegui acompanhar mais de perto as necessidades da população. Somente agradecer à população hervalense por ser tão querida e acolhedora“, concluiu.
Queda no número de mulheres
Fernanda mantém o elo da representatividade feminina na Câmara, que vem tendo redução. Na legislatura que se despede, por exemplo, há três mulheres: Daiane Kunzler (MDB), Rúbia Reisdorfer (PSDB) e Tânia Vier (PSB). Daiane e Rúbia não concorreram mais. Tânia não se reelegeu.
Ao lado do colega de partido Schukinha e Clerice (União Brasil), Fernanda representa a oposição na Câmara a partir do próximo ano.