Conecte-se conosco

Região

FIF 50 ANOS: Grupos da casa levam a tradição local para o palco do espetáculo

10/07/2023 - 14h23min

Atualizada em 10/07/2023 - 14h51min

Thaís, princesa da edição passada, dança junto com seu par, Vinícius, do grupo Internacional (CRÉD. MAURO STOFFEL)

Eles representam Nova Petrópolis e festejam com os visitantes a diversidade

Nesta semana começa o 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Para dar início ao evento, publicaremos online a série de reportagens especiais feitas para o Especial Rota Romântica, que circulou na edição 5.767, no dia 7 de julho.

A cidade sede do Festival também sobe ao palco em diferentes momentos do Festival para levar ao público um pouco do que é ensaiado o ano todo especialmente para o evento. São seis grupos de danças folclóricas alemãs e o CTG que integram os grupos locais participantes. Participam ainda o Sol Nascente, grupo da Apae, e as Margaridas, grupo da terceira idade. Conheça os grupos de danças alemãs do município.

Par do grupo Bergtal, de São José do Caí, no palco do Folclore (CRÉD. MAURO STOFFEL)

BERGTAL – O Lustige Volkstanzgruppe Bergtal é da localidade de São José do Caí, no Vale do Caí. O grupo nasceu em 4 de abril de 1996 e carrega em seus traços a herança deixada pelos imigrantes da região da Pomerânia.

BÖHMERLAND – A Linha Imperial também seguiu a ideia de resgatar as tradições dos imigrantes que colonizaram a região e fundou em 1987 o Böhmerlantanzgruppe, que significa “Grupo de Danças Terra da Boêmia.

CTG POUSADA DA SERRA – O CTG nasceu em 1983, mas passou a ter atividades artísticas em 1984. O grupo tem diferentes categorias e se apresenta costumeiramente no festival, principalmente depois de 2006.

EDELSTEIN – Em 1994 nasceu na Fazenda Pirajá o Edelstein. Seu nome significa “pedra preciosa” e os principais valores tratados pelo grupo são a amizade e o resgate e preservação da herança cultural.

FREUNDSCHAFTKRAIS – O grupo da comunidade de Vila Olinda foi fundado em 13 de julho de 1992 e é conhecido também como Círculo da Amizade. O principal objetivo do grupo é resgatar e difundir a herança cultural dos antepassados.

INTERNACIONAL – Nascido em 1970, o Grupo de Danças Folclóricas Internacional é o grupo do centro e seu diferencial está em ser o único dos grupos que, além do traje e danças alemãs, apresenta danças e trajes de diferentes países do mundo.

SONNENSCHEIN – O grupo foi fundado em 20 de julho de 1990, na escola Bom Pastor, Linha Brasil. O Sonnenschein atua no cultivo das tradições para criar identidade cultural preservando a história do povo.

SCHUTZENHAUS – Conhecido como “os casados”, é o grupo de casais da Sociedade Tiro ao Alvo. Eles nasceram como categoria do Internacional e se tornaram um grupo à parte há três décadas.

TANNENWALD – O grupo de danças do Pinhal Alto é um dos mais antigos do município. Ficou alguns anos fora, mas na 50ª edição retorna à associação que promove o Festival.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.