Região
FIF 50 ANOS: Grupos internacionais enaltecem a diversidade
Cinco países serão representados por sete grupos latino-americanos
Nesta semana começa o 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Para dar início ao evento, publicaremos online a série de reportagens especiais feitas para o Especial Rota Romântica, que circulou na edição 5.767, no dia 7 de julho.
O 50º Festival Internacional de Folclore contará neste ano com 23 grupos visitantes no Palco da Diversidade. Entre caras novas e velhos conhecidos, o palco contará com cinco países representados por sete grupos internacionais. Os visitantes são todos latino-americanos, vindos do México, da Colômbia, Paraguai, Chile e Argentina.
Os grupos participantes neste ano são o Estampas do México, a Compañia Danza Colombia Internacional, o Grupo Folclórico Internacional Remembranzas do Paraguai, os nativos do Takina | Te Ahi, do Chile, e os três grupos argentinos: Ballet Ucraniano Roksolana, Ballet de Arte Folclorico Argentino (Bafa) e Firqat Al Arz, grupo de dança libanesa da argentina.
Takina | Te Ahi tem 20 anos de estrada e nasceu inspirado na origem da cultura Rapanui (CRÉD. MAURO STOFFEL)
QUATRO CANTOS DO BRASIL
Um país com o tamanho continental que tem o Brasil não poderia ser representado por menos nesta edição. Serão nove estados representados por dez grupos de diferentes culturas. Os visitantes mais próximos vêm de Santa Catarina, Açor Sul Catarinense, e do Paraná, Grupo Pôr do Sol. O Grupo Parafolclórico Frutos da Terra vem de São Paulo e os grupos Sarandeiros e Fitas – Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros, de Minas Gerais.
Da região Norte e Nordeste os visitantes são o Grupo de Cultura Os Cariris (Paraíba), Grupo de Siriri Flor de Atalaia (Cuiabá), grupo Parafolclórico Frutos do Pará, Índios Pataxós da Aldeia Coroa Vermelha da Bahia e Txai Cia de Danças Populares, do Ceará.
Rio Grande do Sul no FIF
Seis grupos regionais, vindos da região metropolitana e de Ijuí, representarão o Estado no Festival de Folclore. Da capital gaúcha participam a Invernada Adulta CTG Vaqueanos da Tradição, o Grupo Kadima e o Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”. De Canoas, o Folclore Ucraniano Solovey retorna ao palco e, de Ijuí, participam o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa e o Grupo Endanz.