Conecte-se conosco

Região

FIF 50 ANOS: Grupos internacionais enaltecem a diversidade

10/07/2023 - 13h43min

Atualizada em 10/07/2023 - 13h43min

Ballet de Arte Folclorico Argentino (Bafa) estará no Festival deste ano (CRÉD. MAURO STOFFEL)

Cinco países serão representados por sete grupos latino-americanos

Nesta semana começa o 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Para dar início ao evento, publicaremos online a série de reportagens especiais feitas para o Especial Rota Romântica, que circulou na edição 5.767, no dia 7 de julho.

O 50º Festival Internacional de Folclore contará neste ano com 23 grupos visitantes no Palco da Diversidade. Entre caras novas e velhos conhecidos, o palco contará com cinco países representados por sete grupos internacionais. Os visitantes são todos latino-americanos, vindos do México, da Colômbia, Paraguai, Chile e Argentina.
Os grupos participantes neste ano são o Estampas do México, a Compañia Danza Colombia Internacional, o Grupo Folclórico Internacional Remembranzas do Paraguai, os nativos do Takina | Te Ahi, do Chile, e os três grupos argentinos: Ballet Ucraniano Roksolana, Ballet de Arte Folclorico Argentino (Bafa) e Firqat Al Arz, grupo de dança libanesa da argentina.

Takina | Te Ahi tem 20 anos de estrada e nasceu inspirado na origem da cultura Rapanui (CRÉD. MAURO STOFFEL)

QUATRO CANTOS DO BRASIL
Um país com o tamanho continental que tem o Brasil não poderia ser representado por menos nesta edição. Serão nove estados representados por dez grupos de diferentes culturas. Os visitantes mais próximos vêm de Santa Catarina, Açor Sul Catarinense, e do Paraná, Grupo Pôr do Sol. O Grupo Parafolclórico Frutos da Terra vem de São Paulo e os grupos Sarandeiros e Fitas – Grupo de Tradições Folclóricas de Montes Claros, de Minas Gerais.
Da região Norte e Nordeste os visitantes são o Grupo de Cultura Os Cariris (Paraíba), Grupo de Siriri Flor de Atalaia (Cuiabá), grupo Parafolclórico Frutos do Pará, Índios Pataxós da Aldeia Coroa Vermelha da Bahia e Txai Cia de Danças Populares, do Ceará.

Os Índios Pataxós do Sul da Bahia retornam ao palco do Folclore (CRÉD. MAURO STOFFEL)

Rio Grande do Sul no FIF
Seis grupos regionais, vindos da região metropolitana e de Ijuí, representarão o Estado no Festival de Folclore. Da capital gaúcha participam a Invernada Adulta CTG Vaqueanos da Tradição, o Grupo Kadima e o Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos”. De Canoas, o Folclore Ucraniano Solovey retorna ao palco e, de Ijuí, participam o Rancho Folclórico e Etnográfico Alma Lusa e o Grupo Endanz.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.