Conecte-se conosco

Região

FIF 50 ANOS: Há quase 30 anos, Apae encanta no Festival

10/07/2023 - 14h39min

Atualizada em 10/07/2023 - 14h39min

Grupo se apresenta durante o Festival Internacional de Folclore (CRÉD. MAURO STOFFEL)

Grupo folclórico Sol Nascente se apresenta todos os anos no evento

Nesta semana começa o 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Para dar início ao evento, publicaremos online a série de reportagens especiais feitas para o Especial Rota Romântica, que circulou na edição 5.767, no dia 7 de julho.

O Palco da Diversidade também é o palco da superação e da representatividade. Características essas impressas há quase 30 anos, com a primeira participação do grupo de danças da Apae. O dia era 25 de agosto de 1996 e os dançarinos do Grupo Folclórico Sol Nascente faziam sua estreia no Festival de Folclore.

Dançarinos mostram seu talento ao público (CRÉD. MAURO STOFFEL)

A iniciativa ocorreu quando a direção da Apae era comandada por Annita Haugg, que contou que a equipe viu vontade e potencial dos alunos para a arte, especialmente para a dança. Dalva Neumann, que foi rainha do Folclore Alemão, também auxiliou o grupo a, literalmente, dar os primeiros passos de dança. “A gente se surpreendeu o quanto um aluno especial consegue se superar e mostrar tudo que ela é capaz de fazer”, disse Annita em uma entrevista veiculada no especial de 40 anos do Festival de Folclore.

Apae simboliza a representatividade e a superação no palco da diversidade (CRÉD. MAURO STOFFEL)

Desde então, o grupo Sol Nascente sempre fez parte da programação do Festival de Folclore. No ano passado o tema foi “É Hora da Apae no Festival” e com danças típicas e devidamente trajados, esbanjaram talento e receberam muitos aplausos do público.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.