Região

FIF 50 ANOS: Meninas que dançam podem viver o sonho de ser soberana

10/07/2023 - 14h29min

Atualizada em 10/07/2023 - 14h29min

Galeria recorda as cortes do Festival Internacional de Folclore (CRÉD. GIAN WAGNER BAUM)

Corte é escolhida anualmente para representar o Folclore Alemão

Nesta semana começa o 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Para dar início ao evento, publicaremos online a série de reportagens especiais feitas para o Especial Rota Romântica, que circulou na edição 5.767, no dia 7 de julho.

Desde 1986 os folcloristas de Nova Petrópolis escolhem suas representantes para formar a corte do Folclore Alemão. Cada um dos grupos indica uma menina para concorrer ao título de rainha ou princesa do Festival Internacional de Folclore.
A escolha ocorre desde a 14ª edição Festival de Folclore, quando o público escolheu Jaci Rosane Zimmermann, do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Pommertal, de Linha Imperial. Foi a estreia oficial do grupo e o primeiro título de rainha concedido à uma integrante de grupo, que viraria tradição e objeto de desejo das meninas que desde pequenas se deslumbram com o encanto da corte soberana.
A escolha da corte já teve 34 bailes, sempre revezando as sociedades participantes e com integrantes dos grupos locais. As meninas eram escolhidas por voto popular. Depois, foi acrescentado o voto de jurados e atualmente somente um seleto corpo de jurados vota e escolhe a corte baseado no conhecimento das meninas sobre a cultura local, a história do evento, turismo, traje e língua alemã, além da apresentação de dança no dia do baile e da fala ao microfone.

GALERIA NO MUSEU
Quem visitar o Museu Histórico pode conferir uma galeria de fotos das soberanas que representaram o folclore alemão nas últimas quase quatro décadas. Além das fotografias das cortes, também há diferentes coroas expostas.

Encontro de Soberanas reúne soberanas de diferentes edições para confraternizar (CRÉD. MAURO STOFFEL)

ENCONTRO DE SOBERANAS
Com quase 40 anos de história, o Folclore Alemão coleciona cortes de folcloristas que se dedicaram em suas épocas para o sucesso do Festival de Folclore. Pensando nisso, ocorre o Encontro de Soberanas que chega neste ano a sexta edição. Soberanas de diferentes épocas se reúnem para troca de experiências e descontração em um evento dentro da programação do Festival Internacional de Folclore.

 

Sair da versão mobile