Conecte-se conosco

Região

FIF 50 ANOS: Trajes no museu ajudam a contar a história do Festival

10/07/2023 - 14h09min

Atualizada em 10/07/2023 - 14h09min

Mais de uma dúzia de pares de trajes ajudam a contar a história do festival no museu (CRÉD: GIAN WAGNER BAUM)

São 13 trajes expostos falando sobre cada grupo local que já fez parte do evento

Nesta semana começa o 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Para dar início ao evento, publicaremos online a série de reportagens especiais feitas para o Especial Rota Romântica, que circulou na edição 5.767, no dia 7 de julho.

Para quem quiser conhecer e ver mais sobre a história de Nova Petrópolis e do Festival Internacional de Folclore, recomenda-se uma visita à casa do médico e hospital. Mas não é qualquer casa, é a que fica na Aldeia Histórica, no coração da Aldeia do Imigrante. Na antiga casa do médico que também servia e hospital encontra-se o Museu Histórico de Nova Petrópolis, e é no segundo piso deste prédio que a viagem acontece.

Traje do grupo Turíngia, que participou do Festival, mas não está mais em atividade (CRÉD: GIAN WAGNER BAUM)

Ao subir as escadas, o visitante se deparará com diferentes trajes típicos, um mais belo que o outro, expostos cada um com algumas fotos e um texto contando a história do traje e do grupo ao qual pertence. Ao todo são treze conjuntos, mais um especial do Japão, este isolado por um vidro. Além dos trajes é possível apreciar outros itens, como coroas das soberanas, galerias de fotos e até mesmo antigos totens e placas de divulgações das antigas edições do Festival.

Outros itens do Festival podem ser encontrados, como a placa do 13º Festival, em 1985 (CRÉD: GIAN WAGNER BAUM)

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.