Região

Filhote de Tucano-do-Bico-Verde é resgatado em Ivoti

12/12/2023 - 10h09min

Ivoti – Uma das aves mais populares da região, o Tucano-do-Bico-Verde (Ramphastos dicolorus), foi resgatado em Ivoti nesta segunda-feira (11) pela Secretaria de Meio Ambiente. Ainda filhote, o pássaro foi encaminhado à Clínica Veterinária Toca dos Bichos, em Porto Alegre, e precisará de tratamento médico por conta de um ferimento no bico.

Encontrado por um morador da cidade no domingo (10), o filhote foi encaminhado ao Corpo de Bombeiros da cidade, onde ficou até a manhã desta segunda-feira.  Conforme a bióloga e licenciadora da secretaria, Sarah Peixe, os tucanos estão entre as aves que são resgatadas com mais frequência no município, junto com corujas, gaviões, papagaios, periquitos e curicacas. “Anualmente a secretaria registra o resgate de, pelo menos, um exemplar de tucano, sendo um dos pássaros que mais comumente aparece nos meses do verão”, afirma.

Comum de ser encontrado nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o Tucano-do-Bico-Verde tem como habitat natural a copa de árvores mais altas, principalmente em florestas de áreas montanhosas da Mata Atlântica. Entretanto, Sarah salienta que a espécie tem aparentado estar se adaptando aos poucos às áreas urbanas, sendo registrado e observado próximo de habitações humanas em bairros arborizados ou próximos de fragmentos maiores de mata.

Curiosidades sobre o Tucano-do-Bico-Verde

Em geral, na fase adulta, a espécie possui entre 42 e 48 centímetros, sendo grande parte do tamanho correspondente ao bico. Ainda assim, o bico grande do tucano é leve e extremamente irrigado de vasos sanguíneos. “Sua função, ao contrário do que a maioria acredita, não é para atrair o sexo oposto ou para descascar frutas e depredar ninhos. O bico do tucano serve como uma espécie de “radiador” para dissipar ou conservar o calor do corpo do animal”, explica a bióloga e licenciadora.

A ave é tão presente nas florestas de Ivoti, que em 2019, a Secretaria de Meio Ambiente realizou um concurso para eleger o animal símbolo da Semana de Meio Ambiente e o Tucano-do-Bico-Verde foi escolhido para representar a data. Na ocasião, os estudantes das escolas municipais desenharam a espécie e foram premiados.

A Secretaria orienta que animais soltos em áreas urbanas, que não estão feridos e que não oferecem riscos à população devem ser deixados em liberdade. Já os animais feridos são coletados pela secretaria e encaminhados para locais especializados em fauna silvestre, como a Clínica Veterinária Toca dos Bichos e Cetas Ibama, de Porto Alegre, e o Mini Zoo Canoas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone  (51) 3563-6788.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário