Conecte-se conosco

Região

Firmando compromisso de fazer boas escolhas através do Proerd em Dois Irmãos

17/07/2023 - 17h54min

Atualizada em 17/07/2023 - 20h00min

Neste primeiro semestre foram mais de 450 crianças que firmaram o compromisso de dizer não à violência e às drogas (FOTOS: Cleiton Zimer)

Formatura das crianças da Escola Paulo Arandt, no bairro São João.

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – A Brigada Militar (BM), além do trabalho ostensivo nas ruas, também tem por premissa a prevenção. E não há maneira mais eficaz de fazer isso do que estar presente nas salas de aula através do Proerd, onde, desde cedo, orienta-se as crianças quanto à importância de tomar decisões corretas para um futuro saudável.

Na tarde desta segunda-feira (17), na Escola Paulo Arandt no bairro São João, aconteceu o encerramento oficial do primeiro semestre dos terceiros anos das séries iniciais. A formatura foi com uma turma do colégio e simboliza as 21 da rede municipal, estadual e particular que participaram, totalizando mais de 450 crianças.

A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Juarez Stein, secretária de Educação Denise Maldaner, Sargento Neves e Soldado Razeira, que ministram as aulas, além dos professores, direção e os formandos.

Além dos certificados, os formandos também ganharam broches do Proerd.

“Sigam o que ouviram, vivenciaram”

O vice-prefeito Juarez reconheceu a importância da instituição Brigada Militar, que enraíza pilares éticos e morais que norteiam os passos futuros através do programa. “Sigam o que ouviram, vivenciaram. Sejam pessoas corretas, pessoas boas, para construir uma sociedade justa e solidária”, disse aos alunos.

O Sargento Neves pontuou o motivo do Proerd existir: “A droga e a violência existe, mas quem vai escolher usar ou não, somos nós. Alguém pode até oferecer, e provavelmente isso vai acontecer, mas no Proerd já ouvimos que usar drogas é uma péssima escolha.”

Razeira, em seu último encontro com os alunos – até 2025 [em que farão o curso no quinto ano], fez um pedido: “Sejam responsáveis, fiquem seguros. Lembrem das coisas que falamos, não só os policiais, mas também os professores.”

Muito além da sala de aula

Razeira ministra as aulas desde 2021. Conta que as experiências transformadoras dentro da sala de aula são inúmeras e, na maioria das vezes, vão muito além do Proerd em si. Diz que não raras as vezes é acionado, já na entrada da escola, para auxiliar em alguma questão que envolve alunos e também, familiares.

A partir do segundo semestre iniciam se as aulas para as turmas dos quintos anos. Também há a possibilidade de, no futuro, este projeto se ampliar para os sétimos anos e, ainda, ensino médio.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS:

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.