Região

Flávio Scholles é o autor do Monumento ao Sapateiro; veja quando a obra foi inaugurada

06/11/2024 - 06h34min

Atualizada em 06/11/2024 - 06h40min

Por Mauri M.T.Dandel

Novo Hamburgo – Se você vai a Novo Hamburgo, certamente já avistou o Monumento ao Sapateiro. Esta obra de arte está ali na rótula do encontro das avenidas, próximo ao Trensurb. Lembrou?

Essa obra foi criada pelo artista Flávio Scholles e inaugurada em 1979, sendo uma homenagem aos operários das fábricas de calçados. São seis relógios estilizados, com oito horas cada. As horas representam a jornada diária de trabalho e cada relógio representa um dia trabalhado na semana.

Autor

O artista é autor do Monumento ao Sapateiro, cartão-postal de Novo Hamburgo, localizado em frente ao Colégio Pio XII, e em homenagem ao trabalho e importância dos sapateiros, é autor das 12 esculturas sobre a temática, instaladas ao redor do seu atelier, em Morro Reuter.
Sua arte conquistou o reconhecimento internacional, com mais de 10 mil telas distribuídas mundo afora, e com respeitável acervo em seu reconhecido atelier, no topo de um terreno com vista privilegiada na localidade de São José do Herval, no interior do Rio Grande do Sul.

(a imagem deste texto pertence ao arquivo da Prefeitura de Novo Hamburgo)

Obra em Morro Reuter, no Belvedere

Em Morro Reuter, também há uma obra pública do artista, colocada em local turístico para apreciação da sua arte.

A exuberância das cores da obra ‘Situações Poéticas’ da série Recordações, de 1991, do artista Flávio Scholles, está no receptivo turístico Belvedere, em Morro Reuter, e desvendam a força e a beleza do objeto de arte sobre a autenticidade do morador local.

Scholles doou a obra para a Prefeitura e uma cópia foi impressa e estampada em um espaço no Belvedere, que foi inaugurado no dia 24 de março, nas comemorações de aniversário da cidade. O artista é nascido na localidade de São José do Herval, em Morro Reuter,

Velório

O último adeus e velório de Flávio Scholles começa às 8h30 desta quarta-feira, dia 6, na capela 4 do Crematório e Cemitério Parque Jardim da Memória, em Novo Hamburgo. A cerimônia de cremação está prevista para as 17 horas, no mesmo local.

No dia 4 de abril de 2023, Flávio Scholles concedeu uma longa entrevista junto ao Belvedre à reportagem do Diário, para o jornalista Hermes Reich.

Sair da versão mobile