Região
“Galos de rinha machucados e cachorro infestado de carrapatos”; GCM prende homem por maus-tratos

Por Geison Concencia
A Guarda Civil Municipal realizou na noite de quinta-feira (28) a Operação Águia 1, com objetivo de fiscalizar diversas denúncias sobre tráfico de drogas, receptação, maus tratos a animais, comércio irregular e crimes ambientais. Durante a ação, desencadeada pela Secretaria de Segurança, um homem foi preso no bairro Campo Grande por maus-tratos a animais. Com ele, foram apreendidos dois galos de rinha, com diversos machucados pelo uso indevido dos animais, além de um cachorro de pequeno porte, que estava infestado de carrapatos.
O detido, possuía em sua residência, mais de 20 aves filhotes, preparados para rinhas. Os animais foram apreendidos pelo setor de Bem Estar Animal e a ocorrência apresentada na DPPA de São Leopoldo, onde responderá pelos maus-tratos, tanto criminalmente como administrativamente.
Além dessa prisão no Campo Grande, outros estabelecimentos receberam notificações da fiscalização para adequações no alvará e licenças, nos bairros Rincão dos Ilhéus e União.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil, setor de canil, onde a cachorra Themis realizou o faro em busca de drogas em todos os locais fiscalizados.
Conforme o Secretário de Segurança, Oseias Vieira, essa ação é uma resposta para a comunidade, que clama por segurança e solicita apoio a secretaria. “Não vamos parar, ampliaremos as ações de segurança pública com operações integradas e fiscalização intensa, para melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade” pontuou o Secretário.
A reunião preparatória contou com a participação do Prefeito Diego, que incentivou e apoiou, as forças de segurança pelo trabalho realizado.
FOTOS: Divulgação GCM de Estância Velha