Região

Gaúcha Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, é reconhecida como a pessoa mais velha do mundo

04/01/2025 - 11h17min

Atualizada em 04/01/2025 - 11h24min

FOTO: Divulgação / LongeviQuest

Por Geison Concencia

Rio Grande do Sul, Brasil – O título de pessoa viva mais velha do mundo agora pertence a Inah Canabarro Lucas, de 116 anos, residente no Brasil. A confirmação veio após o falecimento de Tomiko Itooka, do Japão, em 29 de dezembro, como informado pela LongeviQuest. Natural de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, Inah é também bisneta do general David Canabarro, figura histórica da Guerra dos Farrapos (1835–1845).

Uma vida de fé e dedicação
Nascida em 8 de junho de 1908, Inah iniciou sua jornada religiosa aos 16 anos, no internato Santa Teresa de Jesus, em Santana do Livramento. Tornou-se freira aos 26 anos, em 1934, após votos perpétuos, e dedicou sua vida ao ensino e à Igreja Católica. Lecionou português e matemática em várias cidades, incluindo Tijuca, Rio de Janeiro, Santana do Livramento e Itaqui, além de atuar na Casa Provincial em Porto Alegre, onde se aposentou em 1995. Inah vive na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre

Paixão pelo Internacional
Apesar de sua vida marcada por religiosidade e disciplina, Inah não esconde sua paixão pelo futebol. Colorada fervorosa, ela acompanhou de perto a história do Sport Club Internacional, torcendo com entusiasmo pelos feitos do clube gaúcho ao longo das décadas. Mesmo com a idade avançada, Inah não esquece seu time de coração.

***Informações: Fabrizio Villatoro / LongeviQuest

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário