Região
GCM e Prefeitura de Estância Velha resgatam cão que não conseguia ficar em pé devido a maus-tratos
Estância Velha – No início da noite desta sexta-feira, 13, após receber denúncia anônima de ocorrência de maus tratos a animais, referente a um cão, a secretaria de Segurança, Esporte e Bem Estar, através do setor de bem-estar animal, e a Guarda Municipal, deslocaram ao endereço situado no Bairro Floresta em Estância Velha, conhecido como beco dos camangas.
No local, os agentes flagraram um cão em situação deplorável de sobrevivência, o animal não conseguia nem mesmo parar em pé. O tutor do animal, de 39 anos, já havia sido notificado pelo setor de bem-estar para proceder melhorias nos cuidados com o cão, porém não o fez, ocorrendo a piora na situação do cachorro, da raça “RedNose”.
O animal apresentava extremo estado de maus tratos, com visível desnutrição, feridas pelo corpo, acorrentado nos fundos do pátio a beira de um barranco. Ele foi recolhido pelo bem-estar animal e ficará sob cuidados veterinários até apresentar melhoras no estado de saúde.
A Guarda Civil Municipal deu voz de prisão ao tutor do animal, conduzindo para delegacia de pronto atendimento de São Leopoldo, onde foi autuado por crueldade contra animais, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde aguardará a audiência de custódia.
Para o chefe do setor de bem-estar animal, Gabriel Lima, esse caso é mais um dos graves casos atendidos pela pasta. “O tutor do animal já havia sido notificado pela nossa secretaria para que procedesse melhores cuidados com o bichinho, porém não cumpriu com as regras e hoje encontramos ele em situação crítica de vida e sobrevivência, nem mesmo conseguindo parar em pé. Isso tem que acabar, e vamos continuar fiscalizando fortemente esses casos no nosso município”, pontuou Gabriel.
A Guarda Civil Municipal pode ser acionada pela comunidade através dos telefones 5135619278 ou 153 nas 24 horas do dia.