Região
GCM salva bebê engasgado durante patrulhamento em Estância Velha
Por Geison Concencia
Estância Velha – Um bebê de apenas 1 ano foi salvo por Guardas Civis Municipais (GCMs) após se engasgar com leite, na tarde deste sábado (20), em Estância Velha. A criança voltou a respirar depois que os agentes aplicaram manobras de salvamento e recebeu alta hospitalar sem sequelas.
O caso ocorreu por volta das 14h, no bairro Rincão dos Ilhéus. Durante patrulhamento de rotina, a guarnição da GCM encontrou um veículo parado e, ao lado, uma mãe em desespero com o bebê nos braços. Informados de que a criança havia se engasgado enquanto dormia, os agentes iniciaram imediatamente os procedimentos de primeiros socorros. O bebê voltou a respirar e chorar após as manobras.
A mãe e a criança foram levadas na viatura ao Hospital Municipal Getúlio Vargas. No trajeto, o bebê voltou a apresentar sinais de engasgo, sendo novamente reanimado pelos guardas. No hospital, após avaliação da equipe médica, a criança já se encontrava bem e até sorriu para os agentes e enfermeiros, sendo liberada em seguida sem riscos à saúde.
O secretário de Segurança Pública, Oséias Vieira, destacou a importância da capacitação contínua da corporação. “O efetivo da GCM passa anualmente por 80 horas de treinamento, incluindo primeiros socorros e manobras de ressuscitação. Essa ação mostra que a comunidade pode confiar no trabalho da Guarda Municipal”, afirmou.
A GCM reforça que está à disposição da população para atendimentos de emergência e pode ser acionada pelos telefones (51) 3561-9278 ou 153.
Ver essa foto no Instagram
