Região
Gêmeos de Ivoti são medalhistas na fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2023
Ivoti – Os gêmeos ivotienses Mateus e Miguel Führ, de 12 anos, chegaram longe e fizeram história no atletismo brasileiro. A dupla foi medalhista na fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2023, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 28 de novembro a 1º de dezembro.
Na modalidade de arremesso de peso, Mateus conquistou a medalha de ouro e Miguel a de bronze. Já no lançamento de pelotas, Mateus ficou com a medalha de prata e Miguel com bronze. Eles competiram na classe T34 (paralisados cerebrais) do atletismo sub-14.
Considerado o maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo, a etapa nacional reuniu 1.800 estudantes de todos os estados brasileiros, Distrito Federal e do Paraguai. O maior número de atletas está no atletismo, modalidade em que os irmãos competem, e que recebeu 912 inscritos.
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, de Ivoti, é no próprio colégio que os irmãos treinam semanalmente. “Achei muito legal poder me sentir nas ‘olimpíadas’ mesmo tendo deficiências. Conheci muitas pessoas, vi outros esportes adaptados bem legais”, afirmou Miguel. Já Mateus, conta que conheceu diversas pessoas e pode saber mais sobre o esporte. “Eu descobri várias deficiências que eu nunca vi. Eu gostei muito de ir para São Paulo porque fiquei entre os medalhistas”, relata.
Os irmãos chegaram até a etapa nacional após a regional em setembro, disputada também em São Paulo. Na ocasião, a dupla trouxe para casa seis medalhas. Miguel é o atual recordista do arremesso de peso sub-14 na competição regional e Mateus já soma cinco medalhas na Paraolimpíada.