Região
Geólogos avaliam área com risco de deslizamento em Lindolfo Collor
Lindolfo Collor – Pelo menos três geólogos devem avaliar até esta sexta-feira os riscos de deslizamento em uma área de morro no Loteamento Pedras de Areia, onde terras podem descer e atingir até 17 casas da rua Maquiné. O local já foi isolado pela Prefeitura. Primeiro deve ser feito um laudo preliminar e, depois disso, um laudo final para confirmar a real necessidade de evacuar os moradores até solucionar o problema. Por fim deve ser feita uma sondagem de solo do local.
Para que a terceira profissional possa avaliar nesta sexta-feira, é importante que não esteja chovendo, devido à dificuldade de acessar o morro por uma trilha de mata atrás da caixa d’água da localidade, situada no Bairro Feldmann. Enquanto a avaliação é aguardada, cerca de 70 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, ficam abrigados na casa de familiares. Os pertences desses moradores em situação de risco foram retirados desde terça-feira, quando os primeiros estalos foram ouvidos.
Segundo a secretária de Administração, Planejamento e Turismo, Ana Paula de Oliveira Fuchs, também uma equipe da Defesa Civil do Estado deve vir ao Município para fazer uma avaliação. “Hoje, a nossa maior preocupação é com esses moradores, sendo que ali mora uma senhora que, inclusive, cuida de crianças. Não há garantias de que permaneçam nessa área nesse momento”, explica Ana.