Região
Golpistas se passam por advogado de Dois Irmãos para aplicar golpes em processos judiciais
Número do telefone não é o mesmo, mas é ‘parecido’, com o intuito de enganar clientes
Dois Irmãos – Mais um advogado da região está sendo vítima de golpistas. Na tarde desta quinta, 15, clientes de um advogado da cidade passaram a receber mensagens de atualização sobre processos, solicitação de conta e outros dados bancários.
Estelionatários usam a imagem ou logomarca do advogado no WhatsApp e um número de telefone que é “parecido” com o número do advogado – inclusive repetindo 4 dos 9 dígitos do celular.
Via app de mensagem, a abordagem começa com a falsa notícia de uma sentença favorável e evolui para pedidos fraudulentos de pagamento.
O proprietário de uma revenda da cidade chegou a conversar com os golpistas, pois a imagem do Whats era a mesma e o telefone “bem parecido”. A atitude dele vale como exemplo aos demais casos, pois como sempre está bem informado, ele agiu com sensatez e logo percebeu que se tratava de uma tentativa de golpe. Com isso, telefonou para o advogado para informar sobre o golpe, a fim de que avisasse outro clientes..
GOLPE COMUM
Este novo tipo de golpe tem afetado pessoas com processos judiciais em andamento no Brasil.
Os criminosos entram em contato via celular ou aplicativos como WhatsApp, usando fotos reais dos advogados responsáveis pelos casos das vítimas.
Muitas vezes, usam inteligência artificial para aplicar golpes, principalmente via WhatsApp, solicitando pagamentos para supostamente “liberar” valores de processos judiciais.
Como funciona o golpe
Os golpistas entram em contato com as vítimas (geralmente clientes do advogado cuja identidade ou número foi roubado) por telefone ou aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.
Eles usam a foto real do advogado e alegam que o cliente tem valores a receber de um processo e que precisa fazer um pagamento “urgente” de taxas judiciais, custas processuais ou impostos, geralmente via Pix, para a liberação do dinheiro.
Apressam a vítima para que ela não tenha tempo de confirmar a informação com o verdadeiro profissional.
Como se proteger
Desconfie de pedidos de pagamento inesperados: Advogados não solicitam depósitos ou transferências para contas de terceiros ou para “liberar” valores de processos por telefone ou mensagem. Pagamentos de custas processuais são feitos em canais oficiais do Judiciário.
Confirme a informação pelos canais oficiais: Em caso de dúvida, entre em contato diretamente com o seu advogado ou escritório de advocacia utilizando os números de telefone e e-mails que você já possui e sabe que são oficiais. Não use o número que entrou em contato com você de forma suspeita.
O que fazer se for vítima
1-Faça um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
2-Comunique imediatamente a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre o uso indevido do nome do profissional.
3-Alerta a todos os seus contatos sobre o golpe, para que não caiam na mesma fraude.
