Região
Greve de funcionários dos Correios não afeta agência em Ivoti
Os trabalhadores dos Correios do Rio Grande do Sul iniciaram uma greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 8 de agosto. A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na noite de quarta-feira em Porto Alegre e em seis subsedes regionais, incluindo Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Litoral e Vale dos Sinos. Em Ivoti, a agência permanece em funcionamento, e as atividades no Centro de Distribuição continuam sem interrupções.
A paralisação faz parte da campanha salarial da classe trabalhadora. O objetivo é de reivindicar, entre outras demandas, a realização de concurso público para carteiro e outras funções operacionais, reajuste salarial com aumento real, revisão da mensalidade do plano de saúde, retorno do pagamento de 70% das férias e extensão do adicional de periculosidade de 30% para carteiros motoristas.
De acordo com Alexandre Nunes, Secretário-Geral do SINTECT-RS, a greve foi iniciou-se após 14 reuniões sem avanços nas negociações com a estatal. Nunes criticou a proposta dos Correios, que prevê um reajuste de 6,05% apenas em janeiro de 2025, além de apontar que a empresa tem aumentado a terceirização dos serviços, o que, segundo ele, compromete a qualidade do atendimento.
Os Correios, por sua vez, informaram que as agências seguirão em operação e que medidas foram adotadas para minimizar os impactos da greve. A empresa afirmou que está aberta a negociar e já propôs benefícios como aumento salarial, melhorias nos adicionais para motoristas e motociclistas, e mudanças no plano de saúde para reduzir a coparticipação.