Região
Grupo Dass fecha uma de suas fábricas no RS e demite 342 funcionários
Na segunda-feira, o Grupo Dass anunciou o fechamento de sua fábrica em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. A unidade, que iniciou suas atividades em 1987 produzindo calçados e, desde 2017, fabricava artigos de confecção para marcas esportivas, não conseguiu se manter viável, levando ao encerramento das operações.
A empresa comunicou que 342 funcionários estão sendo demitidos em virtude do encerramento das atividades. A homologação formal das rescisões de contrato de trabalho foi agendada individualmente e o pagamento integral das rescisões será antecipado e quitado dentro dos prazos previstos em lei.
Entre os fatores que contribuíram para a decisão de encerrar as operações em Venâncio Aires, o Grupo Dass mencionou a competitividade de custo, questões de conflito tributário entre estados, alto índice de absenteísmo e a redução da programação de pedidos pelos clientes.
Diante do fechamento, no Estado, empresa manterá apenas a sede em Ivoti e uma fábrica de itens para calçados em Novo Hamburgo. O Grupo Dass é responsável por marcas como Umbro, New Balance, Fila e detém 60% da marca Osklen, que pertencia à Alpargatas.