Região

Grupo de Dois Irmãos em Estrela: “Vimos uma senhora de 90 anos limpando sua casa sozinha”

15/05/2024 - 19h00min

Em outro local, um casal de idosos com mais de 80 anos limpava sua casa e veio pedir ajuda

Mauri Marcelo ToniDandel

Dois Irmãos – “Cenário muito desolador, casas que estavam de pé, abandonadas; ruas destruídas. Nas ruas mais baixas nem morador nas casas tinha”, este foi parte da paisagem encontrada em Estrela por um grupo de voluntários que foi de Dois Irmãos.
Um ônibus da Prefeitura lotado e mais alguns veículos menores levaram o grupo até Estrela no sábado, 11, para ajudar a limpar casas. O grupo encontrou um cenário de guerra em Estrela, com casas destruídas e muita lama pelas ruas e casas, um cenário desolador.

No sábado anterior, o mesmo grupo já havia ido a São Sebastião do Caí ajudar na limpeza, onde o cenário não é diferente. Mas, em meio a cenas de destruição, muito mais do que ajuda braçal para limpar casas, o grupo levou uma palavra de conforto e também soube ouvir o desabafo dos moradores.
De acordo com o voluntário João Paulo Corrêa, “precisamos levar não apenas força física, mas também mental”. O grupo realiza um controle de despesas e receitas de doações realizadas, que é divulgado para trazer transparência diante de tanta maldade que ocorre nesta tragédia (que está a disposição).
Nota: confira os vídeos e relatos desta boa ação no Instagram e site do Diário.

Além do serviço de limpeza, grupo levou um pouco de alegria e esperança como nesta selfie feito pela própria moradora Fran, no bairro das Indústrias
di veterano limpando outra casa

 

João Paulo e grupo do 7 de Setembro que foi ajudar em Estrela


Cenário desolador em Estrela: casas abandonadas e ruas desertas

Imagens difíceis de acreditar

Muita lama nas ruas e restos de lixo deixados pelo rio Taquari

AJUDA

E, assim como o grupo liderado pelo Veterano A do 7 de Setembro ajudou a limpar a casa dos idosos de cerca de 80 anos, Virgínia e Jairo, outros grupos da cidade também foram com ônibus cedido pela Prefeitura para ajudar na limpeza em outras cidades. Conforme relato da voluntária Cátia, “a água levou quase tudo deles, mas não tirou deles o carinho e o cuidado que um tem com o outro”. “Quando começou a chover, a dona Virgínia, ela foi lá e limpou o rosto do seu Jairo”, destacou, frisando que o grupo ajudou não só em ouvir a questão emocional do casal, mas também a força braçal de ajudar limpar a casa.

 

Casal Virgínia e Jairo (ao centro) com grupo de Dois Irmãos: “apesar de tudo, grupo levou alegria”

CENAS QUE EMOCIONARAM O GRUPO

Aqui estão três relatos do que o grupo de Dois Irmãos presenciou na cidade de Estrela, no sábado, 11.
-“Um casal de idosos de 80 anos estava limpando a casa deles, quando viu nossa turma foi com toda educação pedir ajuda”

-“Uma senhora de 90 anos limpando sua casa sozinha em meio a muita lama e destruição”

-“Uma caixa de jóias que encontramos e que tinha muito sentimento para família”

Sair da versão mobile