Região
Guarda Civil Municipal de Estância Velha prende, na mesma noite, dois homens por crimes envolvendo violência contra a mulher
Por Geison Concencia
Estância Velha – A Guarda Civil Municipal prendeu dois homens em ações distintas, entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, por agressão contra mulher, violação de domicílio, ameaça e posse de drogas. Os casos ocorreram em 5 de julho e 4 de julho e foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo, onde ambos os envolvidos acabaram autuados em flagrante e conduzidos ao sistema prisional.
Agressão e perseguição nas ruas centrais
Por volta das 3 h de sábado, 5, o patrulhamento noturno foi acionado em frente a um pub, depois que comerciantes e testemunhas presenciaram um homem de 39 anos discutindo de forma exaltada com uma jovem de 19 anos. Segundo o relato, o indivíduo agarrou a ex-namorada com força e tentou forçá-la a entrar em um Peugeot. Na sequência, ainda subtraiu a bolsa da vítima e fugiu.
A guarnição iniciou acompanhamento tático. O motorista avançou pela contramão da Av. Presidente Vargas e seguiu por vias paralelas em alta velocidade, colocando em risco pedestres e motoristas. Já na Rua Machado de Assis, próximo à Avenida Brasil, perdeu o controle do veículo e foi interceptado. Visivelmente embriagado e sem habilitação, ele recebeu voz de prisão. A bolsa da jovem foi recuperada no interior do carro, e câmeras do sistema municipal de videomonitoramento registraram toda a ação.
Invasão de domicílio e ameaça
Na sexta-feira, 4, às 23h45, a GCM atendeu a um chamado de emergência de uma mulher que relatava tentativa de invasão em sua casa. Ao chegar ao endereço, os agentes flagraram o suspeito pulando o portão. Na tentativa de abordagem, o homem tentou fugir, colocando as mãos na cintura em duas ocasiões — gesto que levantou suspeita de porte de arma.
Os guardas posicionaram-se atrás de árvore e poste, deram ordem para que o indivíduo se deitasse no chão e, diante da resistência ativa, utilizaram força moderada para contê-lo. Durante a revista, foram encontradas sete pedras de crack. Vizinhos informaram que o homem perseguia a vítima desde as 17h, tendo desferido chutes no portão ao longo da tarde.
A caminho do hospital, o detido ameaçou os guardas, dizendo “não ter medo de policial” e que “estouraria os miolos” de quem atrapalhasse seus objetivos, além de insinuar possuir acesso fácil a armamentos.
Autuações e programas de proteção
Após passarem por avaliação médica, os dois suspeitos foram apresentados na DPPA de São Leopoldo e autuados em flagrante. No caso de 5 de julho, o homem responderá por lesão corporal, tentativa de sequestro, furto e direção perigosa sob efeito de álcool. No episódio de 4 de julho, o indivíduo foi enquadrado por violação de domicílio, ameaça, resistência à prisão e posse de entorpecentes.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Eder Castro, destacou que a corporação intensificará ações de proteção às vítimas:
“Os casos de violência doméstica estão se tornando corriqueiros, e a GCM vai reforçar o combate e a proteção das vítimas. Esta mulher, caso deseje, será incorporada ao programa Mulheres Protegidas e terá todo o suporte, apoio e segurança que o sistema oferece. Aos machões, aviso: parem, ou sofrerão as consequências de seus atos. A comunidade segue nossa aliada, fornecendo informações e denúncias necessárias para localizar esses meliantes.”
Denúncias
A Guarda Civil Municipal reforça que denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp institucional, 24 horas por dia, inclusive de forma anônima.