Região
Halo solar é visto na região neste feriado
Por Cleiton Zimer
Moradores de Dois Irmãos registraram um halo solar neste início de tarde de sexta-feira (15), feriado de Proclamação da República.
O fenômeno parece um arco-íris ao redor do sol (ou lua cheia) e só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas, do tipo cirrostratus.
Segundo meteorologistas, essas nuvens funcionam como uma película ou um véu, deixando o céu esbranquiçado e formando o fenômeno que reflete um formato mais circular, dando um aspecto de anel.
Os pequenos cristais de gelo que compõem estas nuvens funcionam como prismas que separam a luz do sol, ou lua, nas diversas cores do arco-íris.
Muitas vezes pode acontecer também de, bem nesse anel, formar tipo o arco-íris, que é justamente o raio solar interagindo ali, refletindo nesses cristais de gelo.
Embora o halo solar não seja classificado como um fenômeno raro, ele também não é algo que ocorre com frequência. A formação do halo pode acontecer em qualquer época do ano, desde que as condições meteorológicas ideais estejam presentes.